Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tempo e clima no Piauí: ventos fortes devem seguir até o fim de junho

A partir da segunda quinzena de julho o calor já deve começar a ser sentido pelos piauienses

19/06/2020 11:51

Você já deve ter notado que nos últimos dias os ventos estão mais fortes, especialmente no início da manhã. Isso tem uma explicação. Segundo o climatologista Werton Costa, essa condição de vento é típica da estação no Piauí e ocorre assim que termina o período chuvoso. 

“Todos os sistemas atmosféricos que trazem a umidade se deslocam para o Hemisfério Norte, e as zonas de convergência intertropical, inclusive. Então, começa a atuar no Sul do Brasil o ar polar, fazendo com que haja temperaturas mais amenas durante a madrugada, alterando a condição da pressão no Sul do País. E é essa alteração de pressão que faz com que haja essa circulação de ar mais intensa e ventos mais frequentes”, disse.

Leia também: Frio em Teresina: Climatologista explica comparação de ministro da Saúde  

Werton Costa explica ainda que isso ocorre porque existem áreas com temperaturas diferentes: mais quentes e mais frias. Isso faz com que o deslocamento do ar aconteça das áreas de alta pressão, ou seja, das áreas mais densas ou frias, para as áreas de baixa pressão, ou áreas menos densas e mais quentes.

Outra característica muito forte do mês de junho é a redução da cobertura de nuvens e um aumento da incidência de radiação solar. Isso quer dizer que em um primeiro momento haverá condições de vento e temperatura mais amena, só que progressivamente, ou seja, a medida que o mês de julho se aproxima e também durante o mês de agosto, essa condição vai se desfazendo, já que o calor passa a ser dominante e isso reduz a interferência do ar polar.

Climatologista Werton Costa explica que ventos devem cessar no final de junho (Foto: Elias Fontinele)

E as chuvas que têm caído no final do dia, apesar de baixo volume, têm ajudado a minimizar o calor. Porém, elas também devem encerrar nos próximos dias. O climatologista Werton Costa comenta que elas ficarão mais limitadas à faixa do litoral piauiense, sendo essas as últimas da temperada. “A pós estação do litoral é junho, então ainda vai ter alguns episódios de chuva na parte litorânea, mas somente lá e bem pouco”, conta.

A partir da segunda quinzena de julho o calor já deve começar a ser sentido pelos piauienses e a condição atmosférica deve sofrer mudanças. Contudo, até agosto a região do Sertão, no Piauí, a temperatura mais agradável deve permanecer devido a perda radiativa. Ou seja, a luz do sol que entra durante o dia retorna rapidamente para o espaço, já que não tem a cobertura de nuvens para manter a sensação de tempo abafado, por isso que as madrugadas são mais frias.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: