Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teletrabalho: TJ-PI ultrapassa 2 milhões de atos processuais durante a pandemia

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou que TJ-PI exerça o regime de plantão extraordinário, com adoção de teletrabalho e trabalho remoto

17/06/2020 14:45

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) ultrapassou nesta semana a marca de 2 milhões de atos processuais desde que o regime de teletrabalho (trabalho à distância) foi colocado em prática no poder por causa do pandemia de coronavírus.

Foto: Arquivo O Dia.

“São números que evidenciam o compromisso constante que nós, colaboradores da Justiça, temos para com o jurisdicionado. Nosso compromisso é continuar prestando o melhor serviço possível, com o maior grau de celeridade, dentro das atuais condições”, disse o desembargador e presidente do TJ-PI, Sebastião Ribeiro Martins.

Os números refletem que, entre os dias 17 março e 5 de junho, data da última atualização, foram expedidas 52.618 decisões, além de 51.415 sentenças. Além disso, foram realizados, 1,8 milhão de movimentações e 136.831 despachos. O total resulta em exatos 2.087.874 atos executados nas dezesseis semanas de regime de teletrabalho no Piauí, o que indica uma média de cerca de 130 mil atos por semana.

A digitalização do Judiciário piauiense foi determinante para acompanhar a demanda da sociedade. O presidente Sebastião Ribeiro afirma a necessidade de ampliação dessa modalidade em outros setores da Justiça.

“Uma estratégia importante que temos adotado é a viabilização máxima de audiências pela internet, por videoconferência. Temos adotado essa modalidade em todos os setores da Justiça. Isso demonstra a necessidade de ampliarmos ainda mais a digitalização do Judiciário, com um trabalho valoroso da Corregedoria Geral da Justiça”, conta.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida, disse, ainda, que os servidores têm se esforçado durante o regime de trabalho remoto para entregar à população o serviço. “A Justiça não pode parar”, conta.

Como funciona o regime de teletrabalho?

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou que TJ-PI exerça o regime de plantão extraordinário, com adoção de teletrabalho e trabalho remoto. O plantão nas primeira e segunda instâncias acontece das 8h às 14h, em dias úteis.

Quem trabalha romotamente?

Magistrados, servidores, colaboradores e estagiários exercem suas atividades remotamente. A medida é regulamentada pela Portaria nº 1020/2020, da Presidência do TJ-PI e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: