Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Técnicas milenares de meditação e o Yoga vêm ganhando cada vez mais adeptos

Horas no computador, no celular, no tablet, no notebook e nas redes sociais define o dia-a-dia de grande parte da população. Veja como praticar a arte de se desconectar.

05/03/2017 07:37

Horas no computador, no celular, no tablet, no notebook, nas redes sociais, no WhatsApp. É essa a definição do dia a dia de grande parte da população. Na contramão dessa correria, as técnicas milenares de meditação e o Yoga vêm ganhando cada vez mais adeptos. No Oriente, o yoga está presente no dia a dia, por meio da religiosidade e do estudo, porém, no Ocidente esta prática está mais aliada ao bem-estar físico e o alívio do estresse. Esse bem-estar deve então estar relacionado a um estado geral de equilíbrio.

O começo de Juliana Fiúza no yoga foi despretensioso. Buscando se entender melhor e saber como o mundo funcionava, há oito anos ela leu um livro sobre técnicas de meditação. “Resolvi testar o que estava lendo e, depois da primeira vez que fiz os exercícios vi que era realmente aquilo que eu estava buscando”, lembra. Hoje, já ensinando as técnicas de meditação e yoga que vem acumulando durante os anos.

“Com o tempo fui tendo mais certeza de que o yoga era aquilo mesmo que eu estava procurando. E não é só por trazer calma, paz e tranquilidade, mas por fazer com que eu perceba meu amor próprio, me valorizar, valorizar minha vida e minha história”, explica. “E também percebi que pensar nessa forma é o melhor que eu posso fazer por mim”, completa Juliana.

E sobre a mudança de comportamento do teresinense, a professora acredita que a aceitação de práticas holísticas aumentou como reflexo da necessidade que as pessoas têm de se cuidar. “Eu acho que agora não só aceitação do yoga, mas as pessoas estão bem mais preocupadas com o bem-estar; passou aquela fase das pessoas acreditarem que o consumo e só as coisas por elas mesmo podem nos trazer felicidade. Elas perceberam que não é isso, e elas estão começando a olhar pra dentro delas, e voltando as atenções para se conhecerem melhor, tanto que existe um boom de terapias holísticas, acupuntura, massagens, alimentação equilibrada”, lista.

Para Leonardo Mesquita, que dedica seu tempo à música transcendental, as redes sociais e a internet ocupam uma grande parte do nosso dia. “As pessoas estão precisando parar mais – inclusive acho que esse fator tem feito o yoga e a meditação se tornarem coisas muito mais procuradas, e Teresina não é exceção”, aponta o músico.

E com uma maior necessidade de se desconectar das tecnologias e da correria do dia a dia, Leonardo vê que o público busca o yoga cada vez mais. “Vejo que as pessoas entre 17 e 30 anos são as que mais procuram o Yoga aqui em Teresina”, disse, completando que a prática pode ser feita tanto por crianças como por idosos.

 Um dos projetos em que Juliana e Leonardo trabalham é um forte exemplo dessa mudança de pensamento do teresinense. O "Momento de Equilíbrio” acontece no Ministério Público, e estar no ambiente de trabalho e se conectar consigo mesmo, com outras pessoas envolvidas é o objetivo da iniciativa. “Esse nosso propósito de crescer, de amar e levar amor em todos os cantos e recantos dá nossa vida, em todas as nossas atividades”, explica Juliana.

Música para viajar

Para chegar ao estado de relaxamento total, tão importante quanto sua respiração e posição, é o ambiente externo. Leonardo Mesquita, que estuda Letras Inglês, dedica seu tempo à música transcendental. “A música no ambiente auxilia na indução da pessoa a um estado de relaxamento e aquietação do fluxo de pensamentos que levam à meditação”, explicou.


Leonardo Mesquita dedica seu tempo à música transcendental e destaca a importância do ambiente no momento de desligar os pensamentos

Segundo ele, o fluxo de pensamentos passa a funcionar de maneira menos intensa do que no nosso dia a dia, e a meditação veio para atuar nessa parte terapêutica, veio para que parássemos um pouco.

Por: Biá Boakari - Jornal O Dia
Mais sobre: