Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE-PI vai investigar uso de recursos públicos em pagamento de premiações

Instituições são acusadas de cobrarem para premiar vereadores, prefeitos e secretários como melhores gestores.

08/08/2018 07:23

Após a imprensa nacional denunciar irregularidades em eventos que premiavam prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários e outros gestores públicos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) decidiu investigar se as mesmas foram pagas com recursos públicos, bem como gastos irregulares com viagens, diárias, hospedagem e demais despesas.

Foto: Jailson Soares/O Dia

O foco da apuração do TCE-PI são as premiações e condecorações de gestores piauienses pela União Brasileira de Divulgação (UBD), de Recife (PE), e pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que foram alvo de reportagem exibida pelo Fantástico, da Globo, no último domingo (5). A UBD, por exemplo, foi flagrada condecorando um jumento no evento “Os 100 Melhores Prefeitos do Brasil”.

A investigação será realizada pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e Diretoria de Gestão Estratégica da Informação e Combate à Corrupção (Dgecor), correspondendo ao período de 2014 a 2018. O diretor da Dgecor, José Inaldo Oliveira, explicou que os gestores que comprovadamente tenham efetuado pagamentos irregulares com dinheiro público serão responsabilizados na forma da lei.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: