Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

STJ inocenta engenheiro e pede mais diligências para julgar Wellington e Lucile

Processo é referente ao rompimento da barragem Algodões; nove pessoas desapareceram.

21/04/2016 07:57

O Superior Tribunal de Justiça julgou ontem (20) a ação penal em que consta como réus o governador Wellington Dias (PT), a professora Lucile Moura e o engenheiro Luís Hernandes, no processo referente ao rompimento da barragem de Algodões, em 2009, que culminou na morte ou desaparecimento de nove pessoas. O engenheiro Luís Hernandes foi absolvido da denúncia, além da prescrição de possíveis crimes, o advogado Álvaro Mota, que integra a defesa do réu, disse que a corte também levou em consideração a idade já avançada do engenheiro, que hoje tem 86 anos.

No caso de Wellington Dias e Lucile Moura, o relator do processo Raul Araújo Filho, deu parecer absolvendo os dois. No entanto, o ministro Luís Salomão pediu vistas do processo e alegou que é preciso atender um pedido do Ministério Público Federal, que solicita a realização de diligências para o caso. As diligências são no sentido de investigar condições climáticas e o volume de chuvas na região na época do rompimento da barragem.

O pedido do Ministério Público Federal na ação acusa Wellington Dias, Lucile Moura, à época presidente da Emgerpi e o engenheiro Luís Hernandes, por crime culposo, praticado por funcionários públicos contra a administração, contra a vida e homicídio simples. Até hoje, famílias vítimas do rompimento da barragem de Algodões lutam na Justiça para obter mais recursos com indenização.

O rompimento da barragem aconteceu em junho de 2009. Na época, a água arrastou casas, vegetação e estradas na região do município de Cocal, a cerca de 310 km de Teresina. Em 2014, o Tribunal de Justiça do Piauí condenou o Estado a pagar R$ 150 mil para as famílias atingidas pela tragédia.

Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: