Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Site do Diário Oficial dos Municípios sofre ataque e ameaça de sequestro de dados

Ataque hacker não afeta a segurança institucional do órgão. Publicações e informações oficias estão preservadas em arquivos impressos e equipe de TI tenta reverter o problema.

07/03/2021 17:08

página do Diário Oficial dos Municípios do Piauí (DOM) sofreu ataque de um grupo hacker neste final de semana com ameaça de sequestro de dados, e está apresentando instabilidade. Os responsáveis pelo ataque enviaram um e-mail às equipes do órgão informando que haviam capturado os dados do site oficial e que estavam atacando-os para mantê-los indisponíveis pelos próximos seis meses. “A página será revertida até que você pague o resgate”, diz o e-mail enviado pelos hackers.

O grupo que atacou o site do Diário Oficial dos Municípios exige o envio de 8 mil dólares para uma carteira de bitcoin especificada por eles e deu prazo de 70 horas para que seja feito o pagamento “ou todos os dados e arquivos do usuário em seu site serão apagados”. Na mensagem, os hackers dizem ainda que vão aumentar os ataques nos próximos seis meses em todas as atualizações que forem feitas na página sob risco de exposição dos dados nela constantes. Veja o print abaixo:


Foto: Reprodução

O Diário Oficial dos Municípios esclareceu que assim que tomou conhecimento do ataque, tomou todas as providências cabíveis. Foi feito um Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Repressão a Crimes Virtuais do Piauí (foto abaixo) e a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do órgão está trabalhando para que o site se mantenha no ar mesmo em meio aos ataques. 


Foto: Reprodução

É importante frisar que nenhuma informação e publicação oficial foi perdida com o ataque hacker, uma vez que tudo que é publicado no site do Diário Oficial dos Municípios está preservado nas edições físicas impressas, no Arquivo Público do Estado e nos órgãos de segurança, inclusive no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todo e qualquer arquivo do DOM possui cópia de back-up. A dificuldade diz respeito somente ao acesso destas informações pelo público e aos problemas de manutenção do conteúdo do site no ar. O ocorrido não afeta a segurança institucional do órgão.

Mais sobre: