Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sistema off-line deixa população sem acesso a serviços do Governo

Um curto-circuito no domingo causou a queda da plataforma do Estado. A ATI informou que os trabalhos para reparação já foram iniciados, mas deu um prazo de 72h.

31/10/2018 10:13

Atualização 11h00

O Departamento de Trânsito do Estado informou através de sua assessoria de imprensa que todos os atendimentos no órgão estão paralisados por conta da queda do sistema do Governo. A entidade só terá seu funcionamento normal retomado na segunda-feira (05). 

O Detran informou também que, por conta do transtorno, o prazo para pagamento da taxa de licenciamento, que tinha o vencimento marcado para o dia 31 de outubro de 2018, foi prorrogado. No entanto o órgão não divulgou a nova data de vencimento. 

Mas o Departamento deixa claro, contudo, que as demais obrigações referentes ao licenciamento deverão ser pagas no prazo do respectivo vencimento junto aos órgãos responsáveis, sendo a Secretaria de Fazenda responsável pelo IPVA e as multas de responsabilidade do órgão autuador. 

Para efetuar o pagamento do IPVA, o usuário deve se direcionar ao site da Secretaria da Fazenda, acessando o link: HTTPS:\webas.sefaz.pi.gov.br/siatweb e em seguida clicar em IPVA.

Matéria original

Quem tentou usar serviços do Governo do Estado como Detran, Junta Comercial, entre outros, se deparou com longas filas e com o sistema off-line. O fato causou transtornos e deixou dezenas de pessoas sem acesso aos serviços.  De acordo com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) o problema é resultado de um curto-circuito ocorrido no último domingo (28) que causou a queda dos sistemas.

Três dias depois do incidente, os sistemas permanecem off-line e continuam causando transtornos. Na noite desta terça-feira (30), o Governo do Estado se manifestou através da ATI informando que os trabalhos para reparação do problema haviam sido iniciados e que o prazo para resolução seria de 72h.

O núcleo de tecnologia do Estado explica que parte do problema já foi solucionado, mas que continua trabalhando para normalizar a situação. “Os mecanismos de proteção e geração de energia foram acionados restabelecendo o fornecimento de energia por completo e após intervenção técnica o funcionamento de todos os demais sistemas do Governo do Estado já voltaram a operar normalmente”, conta a nota.

Até o momento, estão com sistemas fora do ar a Junta Comercial (Jucepi), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a Secretária de Saúde do Piauí (Sesapi), Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), a Secretaria de Administração e Previdência Social (Seadprev) e os portais de informação do Estado.

Confira a nota da Agência de Tecnologia da Informação na íntegra

O Agência Estadual de Tecnologia da Informação informa que no último domingo seu datacenter secundário sofreu um curto-circuito ocasionando dano de equipamentos, sendo necessária sua reposição e com isso causando a interrupção de alguns sistemas do Detran, Sesapi, Adapi, Jucepi e portais do Governo, Suparc e Seadprev.

Os mecanismos de proteção e geração de energia foram acionados restabelecendo o fornecimento de energia por completo e após intervenção técnica o funcionamento de todos os demais sistemas do Governo do Estado já voltaram a operar normalmente.

Uma equipe técnica da ATI está trabalhando diuturnamente para corrigir e restaurar o pleno funcionamento dos sistemas que se encontram sem operar num prazo estimado de 72 horas.

Teresina 30 de outubro de 2018

Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Piauí

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: