Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sistema de Transporte Eletivo comemora três anos de funcionamento no Piauí

Executado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, o serviço atende 27 municípios da região Entre Rios

03/05/2019 12:02

Na manhã desta sexta-feira (3), colaboradores e dirigentes do Sistema de Transporte Eletivo (STE) participaram de um café da manhã em comemoração aos três anos de funcionamento do Projeto. Atuando no transporte de passageiros que precisam se deslocar para Teresina para realizar tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o STE já beneficiou, desde sua inauguração, 316.779 pessoas.

Executado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), o serviço é administrado pela Associação Reabilitar (instituição sem fins lucrativos) e atende, diariamente, 27 municípios da região Entre Rios.

De acordo com o gerente operacional da equipe, Helton do Nascimento, “foram 34.560 viagens e 100% de disponibilidade nesses três anos, números que só são possíveis graças ao empenho e comprometimento de toda essa equipe. Nosso trabalho dá às pessoas beneficiadas a oportunidade de dar continuidade aos seus tratamentos e com isso ganhar um dia a mais no convívio de seus familiares, é isso que nos motiva. A união e trabalho em equipe é nossa maior força”. 

O superintendente administrativo-financeiro da Associação Reabilitar, Walter Oliveira, destaca a importância do trabalho realizado pelo STE. “É importante ressaltar a extensão que esse trabalho tem para o Piauí. Todo vocês são mais que motoristas, vocês são mais que isso, pois contribuem para que pessoas mais necessitadas possam fazer seu tratamento e ter mais qualidade de vida. Nosso trabalho está gravado na história dessas pessoas e dos municípios atendidos e ninguém vai conseguir tirar”, afirma.

Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, diz que, além de beneficiar a população, o transporte também apresenta uma economia para os cofres públicos. “Hoje, nós atendemos 27 municípios, ou seja, cerca de 10% dos municípios do nosso estado. Um projeto importante, maravilhoso e que precisa ser ampliado, pois os números mostram seu sucesso. Existia um grande índice de pacientes que marcavam a consulta ou exame e não tinham condições financeiras de se deslocarem à capital. Com o serviço, essas pessoas têm ida e volta garantida”, frisa.

Parceiro da Associação Reabilitar na execução do projeto, Weston Barros, representante da Strada Turismo, elogia os resultados obtidos. “Hoje, depois de três anos de funcionamento, vemos esses números que, de fato, são impressionantes. Ter uma quantidade dessa de viagens sem nenhum acidente e vítimas deve ser comemorado. Para nós, fazer parte desse resultado, com nossa estrutura, é muito gratificante. Agradecemos a oportunidade de poder contribuir com isso”, diz.

Já o motorista Gilberto César ressalta a importância das capacitações e reuniões com os colaboradores. “Quando eu comecei a trabalhar nesse projeto, assimilei muitos as palavras dos superintendentes, quando eles disseram que nesse trabalho nós não podemos cometer erros e, através dessas palavras, eu coloquei em prática o hábito de fazer o máximo que posso para prestar um serviço de qualidade. Ao longo desses três anos, passamos por muitas histórias, algumas dificuldades, mas superamos todas através das palestras, treinamentos, reuniões quinzenais com a equipe e os erros, que por ventura acontecem, são sempre corrigidos”, afirma. 

Mais sobre: