Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Shoppings em Teresina reabrem na terça-feira; veja restrições

Estabelecimentos vão funcionar 6 horas por dia e 4 dias por semana. Cinemas, playgrounds e praças de alimentação ainda não reabrem. Vigilância Sanitária faz vistoria.

31/07/2020 07:40

Na próxima terça-feira (04), Teresina dará mais um passo rumo à reabertura de suas atividades econômicas. Os shoppings centers da capital voltam a funcionar obedecendo a todos os protocolos sanitários de contenção ao novo coronavírus e os clientes e consumidores devem ficar atentos a algumas restrições dentro destes estabelecimentos.

Leia também: Coronograma de reabertura em Teresina está mantido, diz comitê 

Por exemplo, todas as lojas devem ter marcações de distanciamento físico no chão e cartazes visíveis em todos os cantos para orientar os clientes sobre as normas de funcionamento. Além disso, deverão haver barreiras físicas entre o caixa e o consumidor. Cinemas, playgrounds infantis, praças de alimentação e aluguel de carrinhos para crianças não estão liberados ainda, portanto não voltam a funcionar agora.

Estabelecimentos de venda de produtos de beleza como maquiagens, por exemplo, também não estão autorizados a funcionar ainda e as lojas de vestuário deverão ficar atentas: não é recomendado que o cliente prove as roupas e, caso ele insista, a peça experimentada por ele deverá ficar em quarentena separada das outras peças e passar por um processo de vaporização antes de retornar para o mostruário. O mesmo vale para itens de sapataria: a prova de calçados não é recomendada, mas se feita, a peça também deve passar por todo um processo de higienização antes de retornar às vitrines.


Foto: O Dia

Equipes da Vigilância Sanitária de Teresina fizeram vistorias durante toda esta semana para orientar os lojista e os clientes dos shopping centers sobre a necessidade de se cumprir o protocolo sanitário e garantir a retomada segura das atividades mantendo a queda dos índices da covid-19.

“Fizemos uma reunião com todos os lojistas para ver se estava sendo implantado tudo que tínhamos previsto no protocolo. Tiramos dúvidas, vistoriamos o que já estava sendo implantado para corrigir eventuais erros e vamos manter essa fiscalização durante todo esse processo”, explicou Janine Seba, diretora de Vigilância Sanitária do Município.

Foram verificados, por exemplo, se os shoppings centers instalaram lavabos nas entradas, sinalizaram o piso com marcações de distanciamento social, se as lojas estão fornecendo álcool em gel nas entradas e se os estabelecimentos estão fazendo o controle e higienização de seus sistemas de ar.

Vale lembrar que os shoppings funcionarão apenas quatro dias na semana, de terça a sexta-feira, e somente seis horas por dia. As lojas também deverão operar com seu efetivo reduzido em 50% para evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo espaço.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: