Shopping é inaugurado com conceito arquitetônico inovador

expectativa de público é de mais de 1 milhão de pessoas por mês circulando pelos novos espaços do Teresina Shopping

06/06/2013 13:32h - Atualizado em 06/06/2013 14:02h

Compartilhar no

Gerando mais de 11 mil novos empregos na cidade de Teresina, o Teresina Shopping inaugurou sua primeira etapa de ampliação na manhã desta quinta-feira. Com dezenas de lojas abertas hoje, o empreendimento traz para Teresina um conceito arquitetônico diferenciado, voltado para a sustentabilidade e o aproveitamento dos recursos naturais. Com a segunda etapa prevista para conclusão em 2015, Teresina passará a ter o quarto maior shopping do Norte e Nordeste.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o prefeito de Teresina Firmino Filho, o Governador do Estado Wilson Martins, além dos empresários responsáveis pelo Shopping, João Claudino e João Claudino Júnior.

Para o prefeito Firmino Filho a ampliação do Teresina Shopping gera um impacto sócio econômico da cidade, proporcionando um desenvolvimento local. “O empreendimento se consolidou como muito importante para a cidade, desde sua criação. O shopping se propõe a ser um entreposto comercial, unificando a cidade e gerando mais empregos e divisas”, pontua.

O governador do Estado, Wilson Martins, destacou o shopping como um ponto comercial importante para o Piauí. “O Teresina Shopping não deixa de desempenhar seu papel no quesito emprego e renda, já que o dinheiro circula pela cidade e estimula o crescimento de novos empreendimentos”, comemora.

Ainda durante a solenidade de inauguração, o empresário João Claudino fez um passeio histórico pelos 16 anos do estabelecimento. Ele comentou sobre as etapas do empreendimento e sobre o investimento feito voltado para proporcionar desenvolvimento para o Piauí. “Temos feito o que é possível para o desenvolvimento do estado. Está não é apenas uma ampliação, é a afirmação de um centro de atrativo do estado”, afirmou.

Ao longo da tarde, o público poderá conferir apresentações artísticas em diversos pontos das novas áreas do shopping para o público adulto e infantil, com música ao vivo, danças, apresentações circenses e outras.

A expectativa de público, a partir de agora, é de mais de 1 milhão de pessoas por mês circulando pelos espaços do Teresina Shopping.  Com a conclusão do projeto o shopping passa a ter área total de 70 mil m².

Conceito arquitetônico ecológico e sustentável

O conceito arquitetônico, desenvolvido por uma empresa canadense, possui espaços mais amplos. De acordo com Ana Cristina Claudino, integrante do comitê técnico responsável pelo projeto de ampliação do Teresina Shopping, a nova arquitetura procura trazer o que há de mais moderno para a capital. Tecnologias e novas técnicas de construção foram adaptadas ao clima e as peculiaridades da cidade.

Materiais de construções que compõe o projeto foram utilizados pela primeira vez na cidade para apresentar uma ideia voltada ao paisagismo e meio ambiente. “Foram utilizados na construção, materiais já utilizados Brasil a fora, que por meio da ampliação, chegam pela primeira vez ao nordeste. Um sistema construtivo moderno que visa o paisagismo e o isolamento térmico, é aliado a um conceito ecológico e sustentável”, pontua Ana Cristina Claudino.

Para reduzir o consumo de energia em até 15%, o projeto utiliza-se de um tratamento térmico. As fachadas espelhadas possuem um moderno sistema de filtragem da irradiação solar. “O material filtra a passagem da luz e ajuda no equilíbrio térmico do ambiente”, explica Ana Cristina, acrescentando que a técnica permite um maior aproveitamento dos recursos naturais refletindo em consumo elétrico de ar-condicionares e iluminação mais eficaz.

Para o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Sanderlande Ribeiro o projeto desenvolvido para a ampliação do Teresina Shopping visa o conforto e a preocupação com a cidade. Ele acredita ainda que o conceito sustentável é o principal diferencial da nova estrutura, que funciona também como um importante avanço no desenvolvimento da capital por refletir a chegada de novas tecnologias da construção civil. “O projeto chega como uma inovação, mostrando que o shopping se preocupou com a cidade. As novas técnicas utilizadas permitem um aproveitamento de recursos naturais”, analisa.

Compartilhar no
Por: Yuri Ribeiro

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário