Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Shopping da Cidade: após incêndio, espaço fica fechado por tempo indeterminado

Administração solicitará perícia aos Bombeiros e só depois de avaliar os danos na estrutura, é que será possível dizer se o shopping pode reabrir ao menos parcialmente.

11/08/2020 07:35

Um dia após reabrir depois de passar cinco meses parado, o Shopping da Cidade de Teresina ficará interditado e, desta vez, por tempo indeterminado. Isto, porque o Corpo de Bombeiros procederá com a perícia para identificar as causas do incêndio que atingiu 20 boxes do centro comercial na noite de ontem (10) e destruiu completamente pelo menos 16.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, ainda não é possível determinar o que exatamente causou o início das chamas, já que vários boxes foram atingidos e o fogo de espalhou rapidamente. Justamente por conta da dimensão dos estragos e da dificuldade em dizer de onde o incêndio surgiu, é que o Shopping da Cidade já amanheceu esta terça-feira (11) totalmente interditado pela Guarda Municipal. 


Foto: Reprodução/Whatsapp

Nem os permissionários de boxes não atingidos têm autorização para entrar no prédio. Apenas o Corpo de Bombeiros e equipes da Prefeitura Municipal de Teresina é que estão com acesso ao local para avaliar os danos, acompanhar os trabalhos de perícia e traçar um planejamento de ações para ajudar os permissionários que tiveram seus boxes atingidos.

“Não pode ter trânsito de pessoas enquanto a perícia não for concluída, as causas do incêndio, determinadas, e os reparos totalmente feitos. Como não há ainda um prazo, o Shopping fica fechado por tempo indeterminado até para facilitar e dar mais agilidade aos trabalhos”, explicou a major Nájra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros.


Uma equipe da SDU Centro-Norte já se encontra no Shopping da Cidade desde as primeiras horas da manhã de hoje (11), acompanhados do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Daniel, em uma vistoria. A administração do Shopping agora solicitará a perícia junto ao Corpo de Bombeiros e chamará um perito estrutural para dimensionar os danos na estrutura do espaço.

Só depois disso é que será possível dizer se os outros espaços do Shopping da Cidade não atingidos pelas chamas podem ser reabertos, mantendo isolado apenas o local destruído; ou se não há condições de reabrir o Shopping de maneira nenhuma.


Foto: Reprodução/Whatsapp

O Shopping da Cidade possui ao todo 1.800 permissionários que atuam nos mais diversos ramos: desde a venda de produtos de confecção, roupas, calçados, acessórios, até aqueles que trabalham com o comércio de eletrônicos. O incêndio de ontem atingiu alguns boxes desse setor de produtos de tecnologias e os prejuízos contabilizados pelos permissionários chega à casa dos R$ 300 mil em alguns casos. Para conter as chamas, os bombeiros precisaram de pelo menos cinco viaturas.

O Shopping da Cidade é administrado pela Prefeitura de Teresina em parceria com o INPI (Instituto de Negócios do Piauí). Confira abaixo a nota oficial da PMT sobre o ocorrido:

Após tomar conhecimento do incêndio que afetou alguns boxes do Shopping da Cidade na noite desta segunda-feira, 10, o Prefeito Firmino Filhou autorizou a SDU Centro/Norte a adotar todas as providências para a recuperação dos espaços o mais rápido possível. A administração do Shopping informa que o incêndio aconteceu em uma área localizada em dois corredores do térreo. Logo no início das chamas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e o trabalho impediu que o fogo se alastrasse. O Shopping da Cidade permanecerá fechado por tempo indeterminado, até que as causas do incidente sejam identificadas e os boxes, recuperados. A Guarda Municipal permanecerá no local durante toda essa noite para acompanhar a situação e evitar quaisquer outros incidentes.

Prefeitura Municipal de Teresina

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: