Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agespisa restabelece abastecimento após rompimento de adutora

Segundo a Agespisa, por causa da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento

18/02/2020 16:12

Atualizada às 20h15

A assessoria de impressa da Agespisa informou, por meio de nota, que os problemas de abastecimento de água ocorrido por conta de um rompimento na Adutora do Garrincho foi solucionado no final do dia, restabelecendo, de forma gradual, o fornecimento nos sete municípios atingidos nesta terça-feira (18).  


Foto: Divulgação/Ascom

Segundo a Agespisa, o trecho onde houve o rompimento vem apresentando problemas constantemente, uma vez que o material utilizado na obra é de qualidade inconsistente. " O trecho fica entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Raimundo Nonato. Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. A Adutora do Garrincho tem uma extensão de 39 quilômetros. O bombeamento é feito do Açude Petrônio Portella, onde a água é captada, até a Estação de Tratamento de Água. Até aí são 22 quilômetros. Daí para São Raimundo Nonato são mais 17 quilômetros", explicou o órgão através de nota.

Matéria original

Sete municípios do Piauí estão sem o abastecimento de água após o rompimento da Adutora do Garrincho, localizada no município de São Raimundo Nonato, segundo informou a Agespisa. Por causa da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento.

Agespisa. Foto: Reprodução Internet.

Segundo a concessionária, além de São Raimundo Nonato, a falta d’água atinge os municípios de Dirceu ArcoVerde, São Lourenço, Bonfim do Piauí, Várzea Grande, São Brás do Piauí e Povoado Minador.

A Agespisa informou que o rompimento vem apresentando vazamentos constantes e trata-se de uma obra construída por outro ente público que foi repassada à concessionária. O problema na adutora acontece entre a Estação de Tratamento de Água e a Zona Urbana de São Raimundo Nonato.

Em comunicado oficial nas redes sociais, a Agespisa afirmou que mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar em caráter de emergência na correção do vazamento. Contudo, não informou prazo para o retorno do serviço. 

Sobre a adutora  

A Adutora do Garrincho tem uma extensão de 39 quilômetros. O bombeamento é feito do Açude Petrônio Portella, onde a água é captada, até a Estação de Tratamento de Água. Até aí são 22 quilômetros. Daí para São Raimundo Nonato são mais 17 quilômetros.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: