Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Nacional de Conciliação começa nesta segunda (30) no Piauí

Tem como objetivo solucionar conflitos de natureza pensão alimentícia, divórcio, inventário, partilha, guarda de menores

29/11/2020 16:37

Um total de 2 mil audiências estão agendada para acontecer no Tribunal de Justiça do Piauí na Semana Nacional de Conciliação que tem início nesta segunda-feira (30) em todo o país. Com o tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”, as audiências nesse ano ocorrerão por meio virtual devido a pandemia do novo coronavírus.

A Semana Nacional da Conciliação é realizada desde 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo solucionar conflitos de natureza pensão alimentícia, divórcio, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos ou financeiras e problemas de condomínio. A SNC gera acordo que reduzem desgastes financeiros e emocionais.

Foto: Divulgação

Ao todo, serão 1.800 audiências referentes a processos de execução fiscal envolvendo a Secretaria Estadual de Fazenda; mais de 170 envolvendo a Caixa Seguradora; e quase cem audiências de processos que têm a Equatorial Piauí como parte. Serão utilizadas 13 salas de videoconferências para a realização das audiências previstas.

Para o desembargador Olímpio Galvão, coordenador estadual do SNC, a expectativa é que grande parte dos conflitos sejam resolvidos antes na instauração de processo. Ele declarou que as conciliações estão em crescimento e devem melhorar a demanda do TJ-PI.

“A adesão à SNC 2020 foi excelente, especialmente com a novidade da inscrição de processos, por partes e advogados, via formulário on-line. Nossa expectativa é de êxito. Notamos que a cultura da mediação e da conciliação está evoluindo muito. As partes estão aderindo e percebendo que solucionar um conflito no início é muito melhor que a demanda judicial”, disse. 

Por: Otávio Neto, com informação do TJ-PI
Mais sobre: