Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem ponte de acesso, idoso é carregado por dentro de rio até ambulância

Caso aconteceu na comunidade São Pedro, em Campo Maior. Não é a primeira vez que populares precisam fazer travessia por dentro da água para sair de uma localidade à outra.

17/02/2018 10:45

A cena registrada por um morador de Campo Maior, e divulgada pelo Portal O Dia  na semana passada, voltou a se repetir. Desta vez, um idoso teve que ser carregado por populares em uma maca, por dentro do Riacho Caiana, para conseguir chegar até a ambulância do Samu, que estava parada na margem oposta. Isso porque a ponte, que deveria fazer a interligação entre os dois lados do riacho ainda não foi terminada. A obra é de competência da Prefeitura de Campo Maior.

O vídeo registrando o momento foi divulgado nas redes sociais por moradores da Comunidade São Pedro. Sete homens atravessam o riacho com a água na altura da canela, levando a maca com o senhor erguida acima de suas cabeças. A situação é preocupante, uma vez que há riscos de alguém perder o equilíbrio e acabar derrubando a maca com o senhor, que havia passado mal e precisava de atendimento médico. Enquanto o grupo se locomovia por dentro do riacho, os socorristas do Samu aguardavam do outro lado, com a ambulância.


Nas redes sociais, os moradores reclamam da demora na entrega da ponte sobre o Riacho Caiana. O campomaiorense Jefferson Abreu, por exemplo, disse que a construção foi cobrada há mais de um ano e nunca foi feita. "A Prefeitura colocou uns pedaços de carnaúba, dizendo que vai segurar a parte do concreto que vai ser colocada, mas a situação é urgente, porque nesse período de chuva, o nível do riacho sobre muito rápido. Hoje um idoso passou mal e teve que ser socorrido nessas condições. Ninguém sabe o que pode acontecer depois", afirma Jefferson.

Além da ponte sobre o Riacho Caiana, os moradores cobram também uma obra sobre o Rio Longá para interligar as comunidades São Pedro e Passagem da Nêga. Nessa região, a situação é ainda mais crítica, por causa da profundidade que aumenta o risco de acidentes na travessia. Um vídeo divulgado pelo Portal O Dia mostra campomaiorenses tendo que atravessar o Rio Longá levando motocicletas nos braços. Moradores dizem que é comum estudantes que moram na Comunidade São Pedro passarem com boias pelas águas para conseguirem chegar ao outro lado e irem à escola.

Os moradores pedem que a ponte sobre o Rio Longá seja entregue antes do início do período letivo para evitar que a situação observada no ano passado se repita. No entanto, a Prefeitura de Campo Maior alega que a chegada das chuvas acabou atrasando o início das obras.

O outro lado

Procurada, a Prefeitura de Campo Maior informou, por meio de sua assessoria, que está esperando chegar de Fortaleza concreto que vai ser colocado na ponte sobre o Rio Caiana. No momento, já foi instalada a estrutura de madeira que dará sustentação à ponte. A previsão é que a obra seja entregue à população dentro de uma semana.

"O problema maior é que chegaram as chuvas e a obra ainda estava sendo executada, infelizmente não deu tempo de terminar. A construção não está parada, está em atividade, mas deve-se entender que a ela começou há três semanas antes do Carnaval e que não se faz uma ponte da noite para o dia", foi o que declarou o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campo Maior, Marcus Paixão.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: