Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sejus contesta relatório de fugas divulgado pelo Sinpoljuspi

Segundo a Secretaria, os presídios do Piauí tiveram 12 fugas este ano, com 165 presos foragidos. Sinpoljuspi havia informado que 392 presos haviam escapado em 19 fugas.

09/11/2017 17:58

A Secretaria de Justiça contestou o levantamento realizado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí , que apontou um total de 392 presos foragidos do sistema prisional durante 19 fugas em 2017. O relatório foi divulgado pelo Portal e pelo Jornal O DIA nesta quarta (08) e quinta-feira (09).

De acordo com a Sejus, apenas 156 presos fugiram este ano, em 12 ocasiões diferentes, e não 392 como o Sinpoljuspi informou. A secretaria nega, também, que um total de 225 presos tenham deixado a Colônia Agrícola Major César em 2017, unidade onde os detentos cumprem pena em regime semiaberto.

O relatório do Sinpoljusp apontou ainda que a situação mais crítica no regime fechado se encontrava na Casa de Custódia, onde, segundo os dados do Sindicato, houve cinco fugas em 2017. No entanto, segundo os números da Sejus, a Custódia teve apenas três fugas este ano.  

Ainda de acordo com o Sindicato, o Presídio de Esperantina – onde foi decretada situação de emergência após um motim – teve quatro fugas este ano. No entanto, a Sejus contesta e diz que Esperantina registrou apenas três fugas de detentos em 2017.  O Sinpoljuspi informou ainda que presídio de Floriano registrou três fugas este ano, mas, segundo a Sejus, houve apenas uma.

O Sindicato apontou duas fugas da Penitenciária Mista de Parnaíba e uma do Hospital Penitenciário, mas o relatório da Sejus não trouxe nenhum dado referente a estas duas unidades. Com relação ao presídio de Bom Jesus e à Penitenciária Irmão Guido, os números da Secretaria de Justiça e do Sindicato dos Agentes são os mesmos: uma e duas fugas, em cada unidade penal respectivamente.

Por: Maria Clara Estrêla e Nayara Felizardo
Mais sobre: