Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seca no Piauí: Governo decreta situação emergência em 36 cidades

São cidades do semiárido que estão com baixo nível de reservatórios e foram mais castigadas pela irregularidades das chuvas este ano.

28/05/2021 12:18

O governador Wellington Dias (PT) decretou estado de emergência em 36 municípios piauienses em razão do agravamento da seca. A medida considera a irregularidades das chuvas nos últimos anos no Piauí sobretudo na região do semiárido e em especial nos aglomerados dos Territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. 

De acordo com o decreto, publicado no último dia 26 de maio no Diário Oficial do Estado, parte do território piauiense ainda se encontra em situação de seca grave e moderada, e a safra, em especial nos municípios do semiárido, ainda não foi totalmente restabelecida. O que preocupa também é o fato de as chuvas ocorridas em 2021 não terem sido suficientes para restabelecer os principais reservatórios de água dos municípios.


Foto: O Dia

O governo já detectou inclusive municípios em situação de colapso de atendimentos às suas comunidades por causa da crise do abastecimento de água, tendo, muitos deles, expedido decretos locais de emergência dada à situação. 

Diante do cenário, o Governo do Piauí decretou situação de emergência provocada por Desastre Natural classificado e codificado como Seca em 36 cidades do Piauí. Com o decreto em vigor, ficam acionados os órgãos e entidades vinculados ao sistema de Proteção e Defesa Civil Estadual para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade. 

Mais sobre: