Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SASC abre sindicância para averiguar vídeo com consumo de drogas no CEM

Nas imagens gravadas pelos próprios adolescentes com um celular, os menores consomem o que parece ser maconha.

22/06/2017 18:55

Um vídeo que circula pelas redes sociais tem causado polêmica ao mostrar jovens consumindo drogas durante o banho de sol dentro no Centro Educacional Masculino (CEM), unidade de cumprimento de medidas socioeducativas destinada a adolescentes em conflito com a lei. Na tarde desta sexta-feira (22), a Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Governo do Estado informou que abriu sindicância para averiguar as circunstâncias em que o vídeo foi gravado.

De acordo com o coordenador de Comunicação da SASC, Patriota Rebelo, após tomar conhecimento das imagens, a SASC abriu sindicância para definir o que de fato aconteceu e identificar as circunstâncias nas quais o vídeo foi gravado. Sobre o consumo de drogas pelos adolescentes e o acesso a aparelhos de celulares, o coordenador explica que isso é um fato que acontece constantemente, e que, em várias vistorias realizadas no CEM, esses produtos são encontrados em posse dos adolescentes.

“Isso acontece sistematicamente. Em quase todas as vistorias nós encontramos no centro, ou nos presídios, nós encontramos essas substâncias ou aparelhos celulares. Essa droga muitas vezes é entregue pelos próprios familiares que são pressionados pelos adolescentes a levarem para dentro do Centro”, explica o coordenador.

Nas imagens gravadas pelos próprios adolescentes com um celular, os menores consomem o que parece ser maconha. O vídeo que tem aproximadamente um minuto mostra os jovens sem nenhuma supervisão dos educadores do centro. Segundo o coordenador da SASC, o vídeo é antigo e foi gravado por menores que não se encontram mais cumprindo pena socioeducativa no CEM.

Veja o vídeo:


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: