Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SAMU atende lesões por garrafas e queda durante o Corso

Equipe atendeu 45 pessoas durante a realização da festa

24/02/2019 14:58

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina atendeu 45 pessoas durante o Corso. Três foliões foram removidos, dois foram para o hospital da Primavera e 01 para o HUT. As maiores ocorrências foram lesões por garrafa, excesso de uso de bebida alcoólica e queda.

O posto médico do SAMU foi montado no estacionamento da Ponte Estaiada e contou com médico urgentista, dois enfermeiros intervencionistas, sete técnicos de enfermagem.

“O fluxo do atendimento dentro do estande foi realizado da seguinte forma: O paciente ao entrar no local foi acolhido pelo médico ou enfermeiro que fez a classificação de risco e simultaneamente um técnico fez a ficha de atendimento. Em seguida, dependendo da classificação do risco, o mesmo foi atendido em macas e colocado em observação, sendo avaliado constantemente. Aqueles que apresentaram melhora do quadro clínico receberam alta do pronto atendimento”, explica Adélia Oliveira, enfermeira do SAMU.

O trabalho da área hospitalar  da Fundação  Municipal de Saúde durante o Corso  envolveu todos os hospitais da Rede Municipal, pois além do estande montado com as equipes do SAMU, ainda havia uma ambulância do Corpo de Bombeiro localizada no Balão de Newland, uma ambulância do SAMU localizada no cruzamento da rua João Elias Tarjra com a rua Raul Lopes, bem como uma equipe extra no hospital da Primavera para dar suporte aos foliões. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ficou como referência para os casos mais graves e o Hospital da Primavera, mais próximo  do local  da folia.


Mais sobre: