Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salipi é reconhecido como Patrimônio Cultural de Teresina

novidade foi anunciada pelo Vereador Antônio Aguiar (Pros), durante visita ao evento.

15/06/2015 10:55

A 13ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) encerrou no último domingo (14) em clima de comemoração. Este Salipi deverá se tornar, por força de lei municipal, Patrimônio Cultural de Teresina. A novidade foi anunciada pelo Vereador Antônio Aguiar (Pros), durante visita ao evento, oportunidade em que conversou com o presidente da Fundação Quixote, Professor Kássio Gomes.

“Sou fruto da educação e aprendi com meus pais o valor de uma boa formação. Este é o melhor patrimônio que podemos deixar aos nossos filhos e às futuras gerações. Desta maneira, esse reconhecimento ao Salipi é mais do que justo”, afirma o vereador, proponente do Projeto de Lei que será apresentado no Plenário da Câmara Municipal de Teresina.

Com a aprovação do projeto, o Salipi terá o reconhecimento institucional do espaço que já ocupa na cultura e na educação do Piauí. “Ficamos muito felizes com a iniciativa do vereador, sobretudo neste momento em que encerramos uma edição feita somente depois de muito esforço, afinco e dedicação de todos que fazem a Fundação Quixote e dos parceiros do evento”, comemora Kássio Gomes.

A partir da aprovação do projeto de Lei, o Salipi fará parte do Orçamento Anual da Prefeitura, o que garante maior segurança aos realizadores, já que os valores destinados ao evento serão conhecidos com a devida antecedência para que o planejamento possa ser realizado pela Fundação Quixote. “Essa será uma melhoria significativa para a realização do Salipi. Poderemos nos planejar com mais tempo para o Salipi sabendo, de antemão, como a Prefeitura de Teresina deverá participar”, afirma o professor Kássio.

A noite de encerramento também foi marcada pelo anúncio da homenagem ao poeta e jornalista Álvaro Pacheco, na décima quarta edição do Salão do Livro do Piauí, em 2016. " Álvaro Pacheco, o maior poeta vivo do Piauí, hoje mora no Rio de Janeiro e é autor de 20 livros publicados. Será um prazer homenageá-lo", destaca Kássio Gomes.

Encerramento

A banda piauiense Validuaté encerrou na noite de domingo (14), a 13ª edição do Salipi. Em clima de festa e confraternização, visitantes, organizadores, livreiros e escritores, estiveram no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí- UFPI, que pelo segundo ano consecutivo realizou o Salipi, de 5 a 14 de Junho. Com palestras, bate-papo literário, fóruns, oficinas e apresentações artísticas. Foram dez dias dedicados aos livros, leitura, arte e cultura.


Fonte: Da Redação
Mais sobre: