Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rússia abre inquérito contra piauiense envolvido em caso de assédio na Copa

Se condenado no processo, Luciano Gil Mendes terá que pagar multa e pode até ser proibido de entrar em território russo novamente.

03/07/2018 09:52

O Ministério do Interior Russo aceitou a denúncia da ativista e advogada Alyona Popova e abriu um inquérito formal contra o grupo de brasileiros que, nos primeiros dias da Copa do Mundo, constrangeram e assediaram uma mulher em meio à torcida em Moscou. O momento foi registrado em vídeo. Dentre os torcedores identificados nas imagens estava o engenheiro piauiense Luciano Gil Mendes Coelho, ex-inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Ele é um dos alvos da ação.

Por meio de uma carta enviada a Alyona, a polícia de Moscou informou que foi dado registro especial ao caso dentro do Ministério do Interior, o que significa que o processo será tratado como urgente, devido, principalmente, ao apelo público que gerou e às manifestações de apoio da população russa pela punição aos brasileiros.


Leia também:

Empresário piauiense aparece em vídeo assediando mulher na Rússia 

Empresário que assediou mulher na Rússia culpa o álcool 

CREA chama de "infame episódio de misoginia" vídeo de piauiense na Copa 


Luciano Gil e os demais turistas que constrangeram a torcedora podem ser enquadrados por violação à ordem pública ou assédio, estando ainda sujeitos a sanções administrativas. Caso sejam considerados culpados, eles podem ser condenados a pagar multa e até mesmo serem proibidos de entrar em território russo novamente.


Luciano Gil aparece à direita da imagem (Foto: Reprodução)

Assim que o vídeo contendo as cenas de assédio e constrangimento ganharam repercussão mundial através da internet, o Ministério do Turismo Brasileiro condenou a atitude do grupo, afirmando, em nota, que o machismo e a misoginia não são aceitáveis, muitos menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado para “promover a integração entre os povos”.

No Piauí, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), bem como o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), classificaram a atitude de Luciano Gil como “infame episódio de misoginia e sexismo”. O Crea disse ainda que abriria um procedimento administrativo para apurar a conduta do engenheiro e estudar possíveis punições.

Entenda

Luciano Gil Mendes Coelho apareceu em um vídeo junto com outros brasileiros, assediando sexualmente uma mulher na Rússia. Nas imagens, o grupo usa palavras de cunho sexual para a torcedora que demonstra não compreender o idioma português e acaba sorrindo e entrando na brincadeira sem entender seu real significado. Os torcedores a cercam e gritam palavras fazendo referência ao seu órgão genital: “É bem rosinha!”, dizia o grupo.

O caso gerou uma série de comentários nas redes sociais e repercutiu internacionalmente. Natural de Jaicós, Luciano Gil se manifestou sobre o ocorrido e, em conversa com o Portal O Dia, culpou o álcool pela sua atitude. “O álcool a mais aconteceu de cometer isso”, afirmou em um pedido de desculpas.


Foto: Reprodução/Facebook

Além de Luciano Gil, também aparecem no vídeo o ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE), Diego Valença Jatobá, que teve pedido de bloqueio de conta por dever pensão alimentícia e foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco por irregularidade em contratos da secretaria. Também foi identificado Eduardo Nunes, policial militar em Lages (SC). Em nota, a Polícia Militar santa catarinense afirmou que a corporação abriria um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Rede TV!
Mais sobre: