Riquezas piauienses serão expostas em São Paulo

Piauí Sampa reunirá expositores das mais diversas áreas. A feira será realizada de 4 a 10 de junho, no Shopping Eldorado, em São Paulo.

29/05/2014 10:40h

Compartilhar no

As riquezas e potencialidades do Piauí poderão ser conhecidas pelos paulistas na Piauí Sampa. A feira será realizada no período de 4 a 10 de junho, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O  tema da décima edição do evento é Piauí: Um Estado Surpreendente. Cerca de 50 expositores estarão presentes ao evento.

A feira contará com exposição e comercialização de produtos, eventos de negócios, apresentações culturais, degustação da culinária regional, desfile, lançamento de livro, oficinas de artesanato, shows musicais, apresentação de softwares desenvolvidos no estado.

Opala (Foto:Paulo Barros)

Para o Luís Neto, secretário do Turismo, esta é uma ótima oportunidade para o fortalecimento do turismo e dos negócios de maneira geral. “A Piauí Sampa é uma ótima oportunidade para o turismo. Nós levaremos vídeos evidenciando nossos pontos turísticos como, por exemplo, Rota das Emoções. Mostraremos também que, com os voos da Azul Linhas Aéreas, os turistas poderão visitar o estado de modo mais confortável, o que facilita o desenvolvimento dos negócios”, conta.

Artesanato de palha de carnaúba - Várzea Queimada( Foto: Regis Falcão)

Ao longo do evento são esperadas cerca de 60 mil pessoas, além de um volume de negócios da ordem de quase R$ 17 milhões, um incremento significativo em relação a 2013, quando a mostra recebeu 45 mil visitantes e movimentou R$14,6 milhões.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Patrícia Freitas, "a feira é uma vitrine para mostrar as riquezas do estado e uma grande oportunidade de atrair novos investimentos e empresários de todo o país para o Piauí."

Castanha de caju( Foto: Divulgação)

O evento dará destaque ainda a outros segmentos, que não são diretamente trabalhados pelo Sebrae, mas que traduzem a enorme riqueza do Piauí. Por meio de imagens, serão retratados na mostra, os potenciais eólico, hídrico, agrícola e mineral do Estado.

Cultura piauiense em destaque

No setor de Artesanato, o visitante poderá encontrar peças feitas com bordados, rendas, cerâmica, cestaria e trançados, biojoias, tecelagem, entre outras tipologias. Serão realizadas também oficinas vivas de renda de bilro, frivolité e bordados em ponto cheio, ponto cruz e bainha aberta.

9ª edição da Mostra Piauí Sampa( Foto: Regis Falcão)

Produtos naturais como mel, castanha, cajuína, doces de frutas regionais, geleias, licores, frutas desidratadas e vinho de caju poderão ser encontrados no setor de Agronegócios, onde também será destaque a Cachaça Lira, produzida artesanalmente. As joias em opala serão destaque no setor de Gemas e Joias. Já no segmento de Moda e Decoração, o atrativo será o showroom da segunda edição do Projeto Identidade Local: A Alma do Design, com a coordenação do estilista Walter Rodrigues.

A gastronomia regional piauiense também terá seu espaço na mostra. Maria Izabel, paçoca de carne de sol, salada de feijão verde e beijus vão compor o cardápio de sabores da Piauí Sampa.

Entre as apresentações culturais estão: Grupo Cultural André Veras; Vagner Ribeiro e Valor de PI; Isaac do Acordeon; e Edivaldo Nascimento e Durvalino Couto Filho, num tributo a Torquato Neto.

No segmento de Tecnologia da Informação, serão apresentados softwares inovadores desenvolvidos no Piauí.

A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Sebrae no Piauí e do Governo do Estado, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí (Fecomércio); Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi); e Federação da Agricultura do Estado do Piauí/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faepi/Senar).

Compartilhar no
Edição: Portal O Dia

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário