Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rio Longá, em Esperantina, pode ultrapassar cota de inundação nas próximas horas

No momento, o riio se encontra na cota de alerta. Em Barras, o Rio Marathaoan superou a cota de atenção. Chesf aumentou a vazão de Boa Esperança.

02/03/2021 10:55

chuvas que vêm caindo no Piauí ao longo das últimas semanas já causam preocupação em algumas regiões específicas banhadas por rios. É que com o acumulado de precipitação, a bacia hidrográfica do Parnaíba aumenta de nível como um todo e em determinadas áreas já há alerta para cheia e um possível risco de transbordamento se o volume de chuva continuar como está. 

É o caso do Rio Longá, em Esperantina, que amanheceu essa terça-feira (02) acima de sua Cota de Alerta (5,4 metros), tendo atingido 6,73 metros o nível de suas águas. E a situação deve se agravar nas próximas horas: é que se a chuva na região persistir, a previsão do Serviço Geológico Nacional (CPRM) é de que o Rio Longá atinja a Cota de Inundação de 7,4 metros em até 8 horas. Caso continue chovendo mesmo com essa cota, ele poderá chegar a 7,8 metros e transbordar.


Foto: Reprodução/Whatsapp

Além da região de Esperantina, a cidade de Barras também inspira preocupação nas autoridades e órgãos competentes. É que o Rio Marathaoan superou sua Cota de Atenção de 3,4 metros tendo chegando na manhã desta terça (02) a 3,68 metros. Se o volume acumulado de chuva se mantiver, a previsão é de que nas próximas 8 horas, o nível do rio continue se elevando e supere a cota de alerta de 3,7 metros, chegando a 3,74 metros.


Foto: Reprodução/Whatsapp

Já em Luzilândia, o nível do Rio Parnaíba se encontra acima da Cota de Atenção de 4 metros, chegando hoje a 4,27 metros. A previsão é de que nas próximas 8 horas, ele suba para 4,49 metros, mas sem ultrapassar a cota atual.

Mas se na região Norte do Piauí há preocupação, aqui em Teresina a situação é diferente. De acordo com o monitoramento do CPRM, o Rio Poti, na capital, está com uma cota atual de 4,65 metros e a previsão é de que ela diminua nas próximas 8 horas para 4,09 metros. O rio Parnaíba também segue o mesmo padrão: amanheceu com nível de 3,15 metros e nas próximas horas deve diminuir para 3,09 metros, permanecendo estável.

Por conta do aumento como um todo na Bacia Hidrográfica do Parnaíba, a Chesf emitiu uma carta circular informando da elevação da vazão da Barragem de Boa Esperança de 700 m³/s a já na manhã desta terça-feira (02).

Mais sobre: