Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Retorno das aulas presenciais no Piauí só deve acontecer em agosto

As aulas foram suspensas no dia 16 de março devido a pandemia do novo coronavírus

25/06/2020 17:15

O retorno das aulas presenciais na rede estadual de educação do Piauí só deve acontecer no mês de agosto, segundo declarou o governador Wellington Dias (PT) durante coletiva nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (25/06). O gestor explicou que a volta às aulas será a última etapa do processo de liberação gradual das atividadesAs aulas estão suspensas no Piauí desde o dia 16 de março  devido a pandemia do novo coronavírus.

Wellington Dias anunciou para a segunda-feira, 6 de julho, o início da retorno das atividades econômica com os setores da construção civil, saúde e automotivo - esses segmentos já possuem protocolos aprovados pelo comitê Pró-Piauí. O governador pontuou que a cada 15 dias será analisado o comportamento da Covid-19 e anunciado a volta de novos serviços até chegar o retorno das aulas presenciais.

“No dia 6 de julho, já tenhamos a primeira etapa com essas liberações. Ao mesmo tempo, temos condições de anunciar que, a cada 15 dias, ter as outras etapas chegando ao mês de agosto à área da Educação, sendo a última etapa para liberação”, disse o governador.

As aulas foram suspensas no dia 16 de março devido a pandemia do novo coronavírus (Foto: Divulgação)

Para chegar a esse nível de reabertura, porém, Wellington Dias irá decretar medidas mais rígidas de isolamento social  nos próximos dois finais de semana. O semi lockdown terá validade de sexta a domingo com a suspensão do sistema de transporte intermunicipal e de serviços não considerados essenciais. O governo anunciou também ponto facultativo nos serviços públicos nesta sexta-feira (26/06), na quinta-feira (02/07) e sexta-feira (03/07).

As medidas têm como objetivo alcançar números acima de 50% de isolamento social. “Não é fácil chegar a esse nível de isolamento (de 55%), mas é possível. Vamos adotar as medidas restritivas e uma operação de vigilância sanitária, junto com as áreas de segurança, para que tenhamos as condições de ampliar o isolamento e reduzir a taxa de transmissibilidade em todo o estado”, disse o Wellington Dias.

O chefe do executivo estadual comentou que constará no novo decreto a aplicação de multas para quem for flagrado sem uso da máscara e pedir a compreensão da população para que as atividades sejam retomadas. “Teremos que chegar a esse ponto de aplicar advertência seguida de multa para aqueles que desobedecerem ao decreto. Peço que todos possamos colaborar e sair de casa só em situação de extrema necessidade. Cada um cuidando do outro”, finalizou. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: