Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo da semana: confira o que foi notícia nos últimos dias

O Portal O Dia separou as matérias que foram destaques ao longo da semana

25/10/2020 09:24

A partir de hoje ), o PortalODIA.com traz um resumo das reportagens que mais repercutiram ao longo da semana em Teresina, no Piauí, no Brasil e no Mundo. Então, se perdeu alguma notícia, confira abaixo os principais destaques:

Segunda-feira (19 de setembro)

Homem é baleado e morre dentro de trailer no Promorar, na zona Sul de Teresina 

Um homem foi assassinado a tiros na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. O jovem, identificado como Paulo Henrique Andrade Gomes, de aproximadamente 30 anos, foi alvejado com, pelo menos, dois tiros e morreu dentro de um dos trailers que fica em frente a um supermercado, na Avenida Walfrido Salmito. 

(Foto: Divulgação)

De acordo com o Sargento Nascimento, da Companhia de Policiamento do Promorar, ainda não se sabe o motivo do assassinato. Ele conta que Paulo Henrique foi baleado e, ao tentar fugir, entrou em um dos trailers, mas não resistiu aos ferimentos.

São Raimundo Nonato fica sem leitos de UTI livres após alta nos casos de Covid-19 

Em São Raimundo Nonato, 100% de seus leitos de UTI covid-19 estavam ocupadas na última segunda-feira (19). Das 15 vagas disponibilizadas no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, todas estavam em uso até aquela data, comprometendo a capacidade da unidade em receber novos pacientes regulados, ou seja, transferidos de outras unidades.

Hilux pega fogo em avenida da Zona Sul de Teresina 

Um carro modelo Hilux pegou fogo na manhã desta segunda-feira (19) na Avenida Henry Wall de Carvalho, na Zona Sul de Teresina. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h10 e controlou as chamas. Ninguém se feriu. 


O incêndio teria começado no motor do veículo, conforme informou o motorista ao Corpo de Bombeiros. Uma perícia deve constatar as causas do acidente.

Após 25 anos, Tiradentes retorna a elite do futebol Piauiense 

A equipe do Tiradentes venceu o Oeirense por 4 a 1, com gols de Jhonata, Cris, João Pedro e Cauã. O jogo pela Série B do Piauiense aconteceu neste domingo (18), no estádio Gerson Campos, em Oeiras. Com o resultado, o time do professor Paulo Júnior chegou aos cinco pontos somados e garantiu o acesso para primeira divisão. Agora, Fluminense e Tiradentes serão as novidades para temporada 2021.

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O Oeirense pelo segundo ano consecutivo ficou de fora. Fluminense-PI e Tiradentes se enfrentaram na quarta-feira (21) para definir o primeiro colocado da primeira fase. A grande final será no domingo (24). O Oeirense é eliminado da competição com três derrotas e um empate, apenas um ponto somado.

Cerveja à base de caju é lançada no Piauí 

Aproveitando que hoje é comemorado o Dia do Piauí, a Ambev lançou na segunda-feira (19) uma cerveja que é a cara do piauiense: a Berrió. Feita com suco do caju, fruto muito consumido em todo o Estado, a cerveja leva ainda as cores e elementos tradicionais da nossa terra.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

A presença do caju é sutil, mas marcante e refrescante. A identidade visual também leva características do nosso Estado, como o amarelo, que vem do Sol e do caju, e as letras, têm a referência do cordel.

Wellington Dias anuncia “Lei Seca” para conter a transmissão da Covid-19 

Em entrevista à imprensa na segunda-feira (19), o governador Wellington Dias (PT) confirmou que o Estado vai aderir a “Lei Seca” (proibição de bebidas alcoólicas) nos finais de semana como medida de combate ao novo coronavírus. A medida acontece em meio a alta nos números de casos confirmados e mortes por Covid-19.

Homem é preso suspeito de esfaquear cachorro de vizinha em Altos 

Um homem identificado como Mariano Mendes de Sousa foi preso na tarde desta segunda-feira (19) suspeito de esfaquear com um facão o cachorro de sua vizinha Ana Lúcia Lima Carvalho por vingança. O crime ocorreu na noite de ontem (19) na Zona Rural do município de Altos. O animal foi atingido na região do pescoço e sobreviveu.

Disputa entre facções termina com dois mortos em casa de shows de Timon 

Dois homens não identificados foram assassinados com disparos de arma de fogo em um evento realizado em uma casa de shows localizada no bairro Formosa, na cidade de Timon, na noite do último domingo (18).


Segundo informações preliminares, um integrante da facção Bonde dos 40 teria adentrado na casa de shows efetuando disparos para cima, quando avistou dois homens que seriam integrantes da facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC) e os executou no local.

Terça-feira (20 de outubro)

50 escolas do Piauí retornam aulas presenciais 

Cerca de 50 escolas no Piauí retornaram na terça-feira (20) às salas de aula de forma presenciais. O retorno acontece para estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Teresina, aproximadamente 60 escolas já tiveram o plano de retomada autorizado pelas Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Apostador de Teresina fatura mais de R$ 1 milhão em sorteio da Lotofácil 

Um apostador de Teresina ganhou R$ 1.019.961,91 no sorteio da Lotofácil divulgado na noite da segunda-feira (19) em São Paulo. A aposta foi realizada na Loteria Nacional, na Rua Olavo Bilac, no Centro de Teresina. Não há informações se o dinheiro foi retirado.

Artistas do Piauí protestam contra Lei Seca anunciada pelo Governo 

A classe artística piauiense se organizou em um protesto contra o decreto de Lei Seca anunciada pelo governador Wellington Dias para este final de semana como medida de contenção ao aumento dos índices de covid-19. Com uma média de 500 casos novos confirmados por dia de cerca de 10 óbitos a cada 24 horas, o Piauí se mantém em alta na curva pandêmica.

Greve dos ônibus em Teresina: trabalhadores decidem por nova paralisação 

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) se reuniu na manhã da terça-feira (20) em uma Assembléia Geral Extraordinária, oportunidade em que  discutiram a retomada da greve dos ônibus em Teresina. 

Quatro mortes em Timon podem ter relação com disputa entre facções criminosas 

Dois jovens que foram executados a tiros em Timon, na noite da segunda-feira (19), em bairros diferentes da cidade, podem ter ligações com a disputa de facções criminosas que terminou com duas pessoas mortas em um evento de uma casa de show  do bairro Formosa, na noite do último domingo (18). A informação foi dada nesta terça-feira (20) pelo tenente Coronel Araújo, do 11º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão.

Quarta-feira (21 de outubro)

Montezuma, Dr. Pessoa e Fábio Abreu empatam na disputa pela Prefeitura 

Três candidatos à Prefeitura de Teresina estão tecnicamente empatados. Os dados estão na terceira pesquisa do Instituto Data O DIA que acompanha a corrida pelo comando do Palácio da Cidade nestas eleições 2020. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PI04294/2020, a pesquisa mostra que os candidatos Kléber Montezuma (PSDB), com 22,53%; Dr. Pessoa (MDB) com 21,90% e Fábio Abreu (PL), com 19,77%. Como a margem de erro da pesquisa é de 4,12% para mais ou para menos, os três empatam dentro dessa variação. 

(Fonte: Instituto Data O Dia)

Logo em seguida, em quarto lugar, está o candidato do Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo, com 5,76%. Em quinto lugar surge o nome de Gessy Fonseca (PSC), que aparece com 0,88%; seguida por Major Diego Melo (Patriota), com 0,75%, mesmo percentual de Simone Pereira (PSD). O candidato do Pros, Fábio Sérvio, aparece com 0,38% na pesquisa, seguido por Pedro Laurentino (UP), com 0,13%, mesmo percentual de Mário Rogério (Cidadania) e Lourdes Melo (PCO). Os candidatos do PSTU, Gervásio Santos, e do PSOL, Lucineide Barros, não foram citados nas respostas. 

Mulher é suspeita de matar sete filhotes de cachorro em Teresina 

Uma moradora do bairro Bueno Aires, na zona Norte de Teresina, está sendo investigada pela Delegacia de Meio Ambiente e Proteção aos Animais por suspeita de ter matado sete filhotes de cachorro. A denúncia foi feita por associações de proteção aos animais, que acionaram a polícia e acompanharam o trabalho de resgate.

Bolsonaro diz que não comprará vacina chinesa 

Por meio de uma postagem em suas redes sociais na manhã da quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que o Brasil não vai comprar as doses da vacina chinesa contra a covid-19 conforme havia sido anunciado ainda ontem (20) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Bolsonaro desautorizou a aquisição das 46 milhões de doses da vacina produzida pela Sinovac com Instituto Butantan e cancelou a compra.

Em sabatina, piauiense Kassio Nunes esclarece formação acadêmica 

De terno azul, com o símbolo alusivo ao Outubro Rosa na lapela e usando máscara, o desembargador Kassio Nunes Marques se apresentou, nesta quarta-feira (21), ao Senado para se submeter à sabatina pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), indicado pelo presidente da República para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua exposição inicial, depois de detalhar sua trajetória, desde a infância no Piauí até a atuação no Tribunal Regional Federal da 1ª região, ele explicou sua formação, pois foi questionado sobre seu currículo acadêmico.

Kassio Nunes (Foto: Marcos Oliveira/Agência Brasil)

Kassio Marques afirmou que a confusão se deu por causa da nomenclatura do curso “Postgrado en Contratación Pública", um curso de extensão feito em 2014 na Universidade de La Coruña, na Espanha. Segundo ele, houve um equívoco na tradução.

Covid-19 e Guillain-Barré: Criança de Teresina é o 1° caso relacionado às doenças 

Na manhã  da quarta-feira, 21, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), divulgou o resultado de uma pesquisa inédita do caso de um paciente com Covid-19 e à síndrome de Guillain-Barré. O paciente é uma criança de Teresina, que não teve o nome revelado

Papa Francisco pede legalização da união civil entre homossexuais 

O Papa Francisco pediu em um novo documentário que estreou na quarta-feira (21), na Itália, que sejam aprovadas leis que legalizem aunião civil entre homossexuais. Essa foi a forma mais clara que Francisco já usou para se referir a diretos dos LGBTIs, conforme a Agência de Notícias Católicas (CNA).

Jovem é executado a tiros dentro de casa na Santa Maria da Codipi 

Um jovem identificado como Mauro Teixeira Silva Júnior, de 18 anos, foi executado a tiros dentro da própria casa na rua Monte Verde, no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina. Ele não tinha passagens pela polícia.

Mão Santa é condenado por propaganda antecipada 

O juiz Max Paulo Soares Soares de Alcântara, da 4ª Zona Eleitoral de Parnaíba, condenou o prefeito Francisco de Assis Moraes Souza (Mão Santa), o candidato a vereador Antônio de Paulo da Silva Santos e o Democratas do município ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil cada, por conta de condutas em sequência que resultaram em propaganda eleitoral antecipada.

Mão Santa (Foto: Jailson Soares/ODIA)

Mão Santa é candidato à reeleição em Parnaíba e ação foi representada pelo Partido Liberal (PL), que tem o deputado estadual Dr. Hélio como candidato a prefeito do município pela oposição. 

Quinta-feira (22 de outubro)

Membros de facção criminosa em Timon são presos pela PM 

Três homens acusados de fazerem parte de uma facção criminosa em Timon foram presos na manhã de hoje (22) pela Polícia Militar do Maranhão quando trafegavam pelas ruas da cidade em um veículo roubado. Com eles, foram apreendidas armas de fogo e entorpecentes. Encaminhados à Central de Flagrantes de Timon, eles foram identificados como sendo integrantes de um grupo perigoso de alta periculosidade que atua na cidade e em outras regiões do Maranhão e Piauí, e tiveram sua prisão imediatamente decretada.

Passe estudantil em Teresina é liberado para alunos de aulas presenciais 

A Prefeitura de Teresina publicou o decreto nº 20.156, que libera o passe estudantil aos estudantes que retornaram às aulas presenciais.  Neste primeiro momento, o desbloqueio será permitido somente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio/Pré-Enem e oitavo período em diante que estejam realizando estágios em diversas áreas ou atividades complementares de saúde.

Família é presa acusada de tráfico de drogas no Poti Velho 

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. A prisão do suspeito aconteceu na tarde da quarta (21) pela equipe da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) após cumprimento de mandado de busca em três residências na região.

Por vingança, pai agride bebê e posta vídeo nas redes sociais 

O Conselho Tutelar de Teresina investiga um caso de agressão praticado contra um bebê na capital piauiense. O pai filmou o momento em que bate na própria filha enquanto ela brincava e postou o vídeo nas redes sociais. O fato aconteceu no último dia 16, na Vila Ferroviária, zona Sul. 

(Foto: Reprodução)

Segundo o Conselho, o rapaz, identificado como M.L agrediu a filha em vingança contra a mãe do bebê, que se recusava a retomar o relacionamento após anunciar a separação. Inconformado, ele aproveitou que estava sozinho com a filha para agredi-la. A população revoltada com a situação denunciou o caso ao Conselho Tutelar, que foi até a casa do acusado para verificar a situação e resgatar a criança.

Funcionário de motel é morto a facadas, pedradas e tesouradas no Centro de Teresina 

Um homem identificado como Francisco Pinto Santos, de 42 anos, foi encontrado morto na madrugada da quinta-feira (22), dentro de um motel, situado na rua João Cabral, no Centro de Teresina. Ele, que trabalhava no local, foi encontrado dentro de um quarto com marcas de facas, pedras e tesouras no corpo pela companheira. Ninguém foi preso.

Sexta-feira (23 de outubro)

Bandidos explodem o Banco do Brasil da Avenida João XXIII, em Teresina 

Bandidos fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil que fica localizada na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina, na sexta-feira (23). O crime aconteceu por volta das quatro horas da manhã e, segundo a polícia, os suspeitos destruíram parte da estrutura da agência com explosivos, mas os caixas eletrônicos não chegaram a ter tantos danos. As imagens divulgadas mostram o banco repleto de poeira, destroços pelo chão e no teto, mas a área dos terminais de autoatendimento quase intacta.

(Foto: Reprodução)

De acordo com a comandante do 5º BPM, coronel Joseline Gomes, o crime foi praticado por quatro homens armados que chegaram à agência em um carro acompanhando por uma moto. A motocicleta estaria dando cobertura à ação. “Nossa viatura estava próxima ao local e ouviu o estouro. Imediatamente se deslocaram para lá, mas não encontraram mais ninguém. Os policiais observaram que os bandidos não tinham conseguido êxito na explosão dos caixas”, explicou a coronel.

Op. Tamoio VII: 39 pessoas são presas no Piauí por roubo, contrabando e tráfico 

Pelo menos 39 pessoas foram presas no Piauí durante a sétima fase da Operação Tamoio, que foi deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal em todo o Brasil. A ação ocorreu ao longo dos últimos sete dias e resultou na recuperação de veículos roubados e furtados, prisões por porte de drogas e cumprimento de mandados de prisão.

“Reabertura de cinemas em Teresina é inviável", afirma empresário 

As salas de cinema dos shoppings de Teresina estão fechadas desde 19 de março, após ser decretado isolamento social no Estado por causa da covid-19. Com a reabertura gradual das atividades  no Piauí, o cinema na Capital está permitido funcionar desde o decreto publicado em 10 de setembro, porém as redes de cinema se negam a reabrir por causa do protocolo estabelecido pela Prefeitura de Teresina.

Governo do Piauí regulamenta teletrabalho em órgãos públicos do estado 

O governador Wellington Dias (PT)  decidiu regulamentar e padronizar o regime de teletrabalho  para servidores públicos estaduais. A nova regra tem por objetivo evitar a transmissibilidade do novo coronavírus além de reduzir os gastos administrativos. Uma portaria estabelecendo as regras e a data que a medida passar a valer ainda será publicada no Diário Oficial do Estado. 

Lourdes Melo tem registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral 

A professora Lourdes Melo, que disputa a Prefeitura de Teresina pelo Partido da Causa Operária (PCO) nas Eleições Municipais deste ano, teve o pedido de registro de candidatura julgado como indeferido pelo juiz Tiago Brandão de Almeida, da 1° Zona Eleitoral da capital. A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Lourdes Melo (Foto: Arquivo/ODIA)

Ela é a única inapta dentre os 13 postulantes ao Palácio da Cidade no pleito deste ano, é o que mostra a plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Líder do Bonde dos 40 de Timon é um dos presos em operação da PM 

Na quinta-feira (22), a Polícia Militar, através do 11º BPM, prendeu três indivíduos faccionados em Timon, ou seja, que fazem parte de facções criminosas que brigam pelo controle do crime e do tráfico na cidade. Dois deles foram autuados por força de mandado de prisão e um terceiro em flagrante. Havia ainda um quarto indivíduo que conseguiu fugir e ainda não foi localizado.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

Um dos que acabaram presos foi reconhecido como sendo o líder da facção Bonde dos 40 (B40), que atua controlando o tráfico de drogas e cometimento de crimes na região de Timon e também em Teresina. O homem não teve o nome informado pela polícia, mas tinha um mandado de prisão aberto em seu desfavor por crimes como tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo.

Parnahyba confirma retorno do treinador Wallace Lemos 

O Parnahyba confirmou o retorno do treinador Wallace Lemos ao comando da equipe para a sequência do Campeonato Piauiense. Esse é o primeiro passo no processo de ‘remontada’ do elenco que volta aos gramados no dia 18 de novembro. O Parnahyba fazia boa campanha e antes da paralisação foram nove jogos ; quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. O primeiro compromisso será contra o Piauí no dia 18 de novembro, às 16h, no estádio Mão Santa.

Sábado (24 de outubro)

Homem é preso e menor apreendido na Piçarreira suspeitos de roubo 

Um homem foi preso e um menor apreendido suspeitos de realizar arrastões no bairro Piçarreira, na Zona Leste de Teresina, nesta sexta-feira (23). A ocorrência foi realizada por agentes do 5º Batalhão da Polícia Militar. Eles não tiveram as identidades reveladas. 

Polícia procura homens suspeitos de assalto no Ilhotas 

Três homens suspeitos de realizarum assalto no bairro Ilhotas, no Centro Norte de Teresina, ainda na sexta-feira (23), estão sendo procurados pela polícia. Na fuga, eles deixaram as bicicletas que eram usadas para cometer os crimes.

Suspeito de sequestrar e matar jovem em Alto Logá é preso em Teresina 

A Polícia Militar do Piauí prendeu, nesta sexta-feira (23), um dos suspeitos de sequestrar e matar o jovem Pedro Henrique dos Santos , de 20 anos, em Alto Longá, após ele ter elogiado uma facção criminosa rival que coordenava o tráfico em uma parte do município. A prisão foi realizada no bairro Parque Mão Santa, na Zona Leste de Teresina.

Prefeito de Picos proíbe carreatas e passeatas por 15 dias 

O prefeito da cidade de Picos, Padre Walmir, assinou na sexta-feira (23), o decreto N° 135/2020 e determinou a suspensão de reuniões, comícios, carreatas, passeatas e demais eventos políticos com o objetivo de evitar aglomerações devido a pandemia da Covid-19.

Por: Da Redação
Mais sobre: