Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo da semana: confira o que foi notícia

O Portal O Dia separou as matérias que foram destaques ao longo da semana.

06/12/2020 14:52

Neste domingo (06), o PortalODIA.com traz um resumo das reportagens que mais repercutiram ao longo da semana em Teresina, no Piauí, no Brasil e no Mundo. Então, se perdeu alguma notícia, confira abaixo os principais destaques.

Segunda-feira (30 de novembro)

Mulher de 35 anos morre em parada de ônibus na Frei Serafim 

Uma mulher identificada como Maria Lucélia Amarante da Silva de 35 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, 30, em uma parada de ônibus da Avenida Frei Serafim próximo ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). De acordo com populares, ao encostar em um trailer de chaveiro a mulher levou um choque e veio a óbito no local. 

Foto: Jailson Soares/O Dia

De acordo com o socorrista do SAMU, José Holanda, aparentemente a mulher faleceu após um choque, mas que também poderia ter sido por infarto. "Já veio três pessoas que levaram choque neste trailer, mas ainda não sabemos se foi choque, somente após o resultado do IML, mas pedi para que as pessoas se mantenham afastadas", explica.

Teresina tem recorde de abstenção no segundo turno das eleições municipais 

O segundo turno das eleições municipais de Teresina, ocorrido neste domingo (29), registrou um recorde de abstenções. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 138 mil eleitores não compareceram às urnas para decidir entre os dois candidatos que disputavam o cargo de prefeito de Teresina, o que representa uma abstenção de 24,79%.

A abstenção deste segundo turno dobrou o número registrado nas eleições de 2016, quando a abstenção foi de apenas 11,73%, enquanto em 2012, foi de 18,47%, totalizando 62 mil eleitores e 98 mil eleitores, respectivamente. No primeiro turno, no dia 15 de novembro, 111.883 eleitores não foram às urnas.

Terça-feira (1º de dezembro)

“Não serei um Dudu da vida”, diz Edson Melo ao reafirmar oposição a Dr Pessoa 

Apesar de derrotado na disputa para a Prefeitura de Teresina nas Eleições Municipais 2020 , o PSDB conseguiu eleger a maior bancada para as próximas legislaturas na Câmara Municipal (CMT). Presidente do diretório municipal do partido e vereador reeleito, Edson Melo (PSDB) garante que os tucanos farão oposição responsável a Dr. Pessoa (MDB), prefeito eleito no último domingo (29). 

Edson Melo (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“Vamos ser uma oposição crítica, que vai apresentar sugestões. Não vamos criticar por criticar, nem se colocar radicalmente contra. Com certeza não serei um vereador Dudu [Edilberto Borges] da vida”, disse o parlamentar decano, fazendo referência ao atual líder da oposição na CMT, que deve passar à condição de base governista a partir do próximo ano.

Em Barras, mulher que estava desaparecida é encontrada morta em matagal 

Uma mulher identificada com Maria Luzia Dias, de 38 anos, foi encontrada morta no final da tarde dessa segunda-feira (30) no bairro Vila França, no município de Barras. A vítima estava desaparecida deste a última sexta-feira (27) quando familiares notaram a ausência da mulher em casa. O Portal O Dia apurou que o corpo foi encontrado por populares em uma matagal.

Corpo é removido pela polícia técnica (Foto: Divulgação GAV)

“Populares acionaram o grupo de resgate, onde havia sido encontrado o corpo de uma pessoa na vila França. A nossa equipe foi até o local e foi constatado que se tratava de um corpo do sexo feminino. Imediatamente preservamos a área e acionamos as polícias Civil e Militar e o Instituto Médico Legal (IML)”, afirmou o coordenador do Grupo de Resgate Voluntário de Barras, Francisco Sampaio.

Quarta-feira (02 de dezembro)

Estupro no São Marcos: vereadores de Teresina cobram ações da Justiça 

Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou, em sessão presencial na manhã desta quarta-feira (2), um requerimento solicitando celeridade para prisão e julgamento de um enfermeiro do Hospital São Marcos, acusado de ter dopado e estuprado a cunhada nas instalações da unidade.

Câmara Municipal de Teresina (Foto: Arquivo/ODIA)

Segundo o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), a intenção é que o juiz responsável pelo caso decrete a prisão do réu, dada as circunstâncias em que o crime foi cometido, e dê agilidade nas etapas de apreciação do processo, culminando no sentenciamento do culpado.

Corretor é assassinado a tiros em loja de veículos na Av. Barão de Gurgueia 

Um homem identificado apenas como Ismael foi assassinado a tiros dentro de uma loja de veículos localizada na Av. Barão de Gurgueia, na zona Sul de Teresina. A vítima é um corretor de veículos de 37 anos.

Fotos: Jailson Soares/O Dia

De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima chegou à loja e, após estacionar o carro na porta do estabelecimento, um segundo veículo se aproximou e dois suspeitos encapuzados dispararam contra o corretor. Cerca de 15 disparos atingiram o veículo da vítima e outros dois carros que estavam no local. Ao todo, a estimativa é de que 25 a 30 disparos foram efetuados pelos criminosos.

Quinta-feira (03 de dezembro)

Enfermeiro acusado de estuprar cunhada é preso em Teresina 

O enfermeiro Ricardo da Silva Paz, acusado de dopar e estuprar a própria cunhada dentro do Hospital São Marcos , em Teresina, foi preso no início da tarde desta quinta-feira (03). O suposto crime acontece no dia 30 de outubro desse ano e é apurado pela Delegacia da Mulher.

Delegada Vilma Alves (Foto: Jailson Soares / O DIA)

A prisão temporária do enfermeiro foi decretada pelo juiz José Olindo Gil Barbosa, da 5ª Vara Criminal da comarca de Teresina depois de requerimento apresentado pela delegada Vilma Alves, da Delegacia da Mulher. Portal O Dia apurou que após tomar conhecimento do mandado de prisão, Ricardo Paz se apresentou a delegacia acompanhado de advogadoO juiz ressaltou na decisão que o acusado possui curso superior e por esse motivo deve ficar recolhido em prisão especial, como quartel, por exemplo.

Sexta-feira (04 de dezembro)

Radiologista foi morto em Teresina após desistir de contratar pistoleiros 

A justiça negou o pedido de liberdade provisória impetrado pela defesa de Juniel de Sousa Silva, que é acusado de assassinar a tiros o técnico em radiologia Kleiton Ângelo Guedes Assunção Martins em crime ocorrido no dia 12 de dezembro de 2019 em Teresina. Em sua decisão, o juiz Antônio Reis de Jesus Nolleto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, alegou que a motivação e as circunstâncias do homicídio denotam a periculosidade social de Juniel e a existência de risco à ordem pública.

Foto: Reprodução/Facebook

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, Kleiton teria sido atraído até o local do crime, no Povoado Taboca do Pau Ferrado, por Juniel e seu comparsa, Antônio Paulo de Oliveira. Ao encontra-los, ele teria sido assassinado com vários disparos de arma de fogo e o motivo do crime teria sido uma dívida de R$ 6 mil em razão de Kleiton supostamente ter contratado Juniel e Paulo para matar uma pessoa e, posteriormente, desistido e contratado outras pessoas para executar um desafeto.

A portas fechadas: O isolamento protegeu a saúde, mas feriu direitos humanos 

“Menina de 13 anos engravida após sofrer abuso pelo padrasto”. “Criança em Teresina está grávida após ser estuprada; Conselho Tutelar apura”. “Menina é estuprada pelo primo em Palmeirais; polícia faz buscas”. “Pai agride bebê de um ano e posta vídeo nas redes sociais”. “Vizinhos denunciam mãe por deixar o filho acorrentado dentro de casa”. Frases como essas, que poderiam facilmente serem referidas a relatos de algum seriado policial, não têm nada de ficção. Tratam-se de manchetes recentes no jornalismo piauiense que trazem à luz um retrato cruel da realidade de parcela da população posta em risco e em situação de vulnerabilidade dentro de casa, dentro do próprio seio familiar.

(Foto: Assis Fernandes/O Dia)

São crianças e adolescentes que têm seus direitos fundamentais violados quase que diariamente pelas pessoas que em tese deveriam cuidá-las, protegê-las e garantir-lhes as bases para uma formação sólida como ser social, sujeito de direito e cidadão. Essa violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes subiram a um novo patamar com o cenário de pandemia que o mundo vive atualmente.

Sábado (05 de dezembro)

Bebê de dois anos é estuprada e tem hímen rompido em Timon 

Polícia Civil investiga o caso de uma menina de apenas dois anos e seis meses vítima de violência sexual em Timon (MA), no último dia 19 de novembro. Médicos que atenderam a bebê constataram o estupro e o rompimento do hímen. A família da criança mora em Teresina, mas o crime aconteceu em uma chácara do Povoado São Francisco, local onde a família estava em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

A mãe da criança, de 39 anos, que preferiu não se identificar, disse ao Portal O Dia que o suspeito do crime é filho de um vizinho da casa onde a família estava hospedada. Ele é um adolescente de 16 anos.

Estupro no São Marcos: enfermeiro afirma ter um caso extraconjugal com a cunhada 

O enfermeiro Ricardo da Silva Paz, suspeito de estuprar a cunhada dentro do Hospital São Marcos , concedeu uma entrevista ao Portal Pauta Judicial. Ricardo recebeu a equipe em uma das unidades policiais da capital, onde se encontra recolhido à disposição da justiça. O enfermeiro teve sua prisão temporária decretada  pelo Juiz da Vara da Violência Domestica da comarca de Teresina.

Estupro no São Marcos: enfermeiro afirma que ter um caso com a cunhada. Foto: Telsírio Alencar/Pauta Judicial

Segundo o enfermeiro, essa acusação  feita pela cunhada à sua pessoa,  não tem o menor cabimento. Ricardo disse ao Pauta Judicial que tinha uma relação extraconjugal com ela há um ano e três meses. “Como é que eu iria dopá-la pra ter uma relação sexual com ela se a gente já vinha tendo em caso extraconjugal há mais de ano?”, ressaltou o enfermeiro Ricardo Paz.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: