Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo da semana: confira o que foi notícia

O Portal O Dia separou as matérias que foram destaques ao longo da semana.

22/11/2020 10:33

Neste domingo (22), o PortalODIA.com traz um resumo das reportagens que mais repercutiram ao longo da semana em Teresina, no Piauí, no Brasil e no Mundo. Então, se perdeu alguma notícia, confira abaixo os principais destaques.

Segunda-feira (16 de novembro)

Eleição em Teresina: Thanandra Sarapatinhas é eleita gastando menos de R$ 5 mil 

A disputa para assumir uma vaga na Câmara Municipal de Teresina foi acirrada na eleição de 2020. Ao todo, 692 candidatos disputaram as 29 cadeiras da Casa, o que representa quase 24 candidatos para uma vaga. A grande surpresa foram os 14 novos nomes que ingressaram na Câmara, dentre eles o da protetora de animais Thanandra Sarapatinhas, do Patriota, eleita com 3.156 votos.

Foto: Arquivo Pessoal

A protetora e vereadora eleita conta que investiu menos de R$ 5 mil, sendo essa uma das campanhas mais baratas da Capital. Ela explica que a divulgação de sua candidatura foi feita, basicamente, boca-a-boca, pelas redes sociais e com a distribuição de santinhos e adesivos para carro e moto.

Manoel Portela é o prefeito eleito mais jovem do Piauí 

O engenheiro civil Manoel Portela (PTB), de 22 anos, foi eleito neste domingo (15) prefeito do município de Aroazes, no Sul do Estado. Ele é o prefeito eleito mais jovem do Piauí no pleito deste ano.

Foto: Arquivo Pessoal

Manoel obteve 56,6% das seções totalizadas, o que em números representa 2.533 votos. Já a candidata Talita Valle, do MDB, registrou 43,41% dos votos.

Terça-feira (17 de novembro)

UFPI: Bolsonaro escolhe o professor Gildásio Guedes para ser o novo reitor 

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o nome do professor Gildásio Guedes para ser o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O professor confirmou à reportagem de O Dia que recebeu uma ligação do presidente lhe informando extraoficialmente que havia escolhido seu nome. No entanto, Gildásio disse que só vai se pronunciar em caráter oficial a respeito após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Foto: Arquivo O Dia

 Apesar de uma possível nomeação, Gildásio Guedes é apenas o terceiro colocado na lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário (CONSUN) ainda no mês de setembro ao Ministério da Educação (MEC), após consulta acadêmica realizada pela UFPI vencida por André Macêdo e seu vice, Carlos Sait.

Teresina: menina de 5 anos prende a cabeça em panela de pressão 

O caso da Ana Luiza de 5 anos, ganhou repercussão nacional. A menina ficou conhecida após colocar uma panela de pressão na cabeça, ao brincar de cozinheira no dia 06 de novembro. O fato aconteceu na casa da avó em Nazária, mas só ganhou notoriedade no dia 10 de novembro quando a mãe, Joelma Lima, publicou alguns vídeos sobre a situação em suas redes sociais. 

Nos vídeos, mãe e filha contam sobre o fato rindo. A comerciante Joelma Lima, optou por não ficar nervosa e logo buscou assistência médica. Ligou para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) para saber o que deveria fazer nesse caso. A orientação que recebeu por telefone foi levar a criança para uma unidade de saúde. Ao levar a criança na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Promorar em Teresina, a médica tentou retirar a panela, mas não conseguiu.

Quarta-feira (18 de novembro)

Fake News: Lojas Americanas nega ofertas de vaga de emprego 

É falsa a informação de que as Lojas Americanas estão ofertando vagas de emprego para este final de ano. A mensagem está sendo divulgada em grupos de WhatsApp e tem chamado atenção das pessoas. Entretanto, a empresa negou que essas contratações estejam ocorrendo e que trata-se de uma Fake news.

Na mensagem, é informado que as Lojas Americanas estão contratando pessoas para trabalhar no período de Natal e Ano Novo e que, ao todo, estariam sendo ofertadas mais de 2.600 vagas, em caráter imediato, para diversas cargos, desde Jovem Aprendiz, repositor de estoque, ajudante geral, operador de caixa, estoquista, serviços gerais, segurança e vigia, motorista, entre outros.

Vídeo: moradores se assustam ao confundirem gato com onça no Alphaville 

Imagens de um felino tentando entrar no condomínio Terras Alphaville, na BR 343, em Teresina, repercutiram nas redes sociais nesta terça-feira (17). Em algumas publicações e mensagens, os moradores assustados chegaram a informar que o animal se tratava de uma suçuarana (onça parda). Em entrevista ao O Dia, o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Tenente-Coronel Texeira, disse que na verdade o animal que aparece nas imagens é um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco de pequeno porte.


Quinta-feira (19 de novembro)

Enfermeiro é suspeito de estuprar acompanhante de paciente no Hospital São Marcos

Um enfermeiro que não teve a identidade revelada é suspeito de ter estuprado a acompanhante de um paciente no Hospital São Marcos, em Teresina. Segundo informações preliminares, o suspeito teria dopado a vítima com uma medicação para praticar o crime.

Foto: Divulgação

Em nota, o Hospital São Marcos informou que tomou conhecimento do crime através da imprensa e esclareceu que não existe a prática de administração de quaisquer medicamentos para acompanhantes de pacientes. "Caso isso tenha ocorrido, foi a partir de uma situação específica, relação pessoal de confiança que havia entre a vítima e o suposto agressor", informou a unidade de saúde.

Estupro no São Marcos: vítima é cunhada de enfermeiro suspeito do crime 

Em entrevista ao O DIA, na tarde desta quinta-feira (19), a titular da Delegacia de Proteção aos Direitos da Mulher, delegada Vilma Alves, confirmou que a mulher vítima de estupro no Hospital São Marcos é cunhada e madrinha dos dois filhos do enfermeiro suspeito de ter cometido o crime.

Foto: Jailson Soares/O Dia

De acordo com a delegada, o suspeito usou da confiança da vítima para conseguir dopá-la com uma medicação e praticar o estupro, já que os dois são da mesma família. O enfermeiro é casado com a irmã da mulher vítima do estupro.

Sexta-feira (20 de novembro)

Gessy Fonseca anuncia apoio a Dr. Pessoa no 2º turno em Teresina 

A terceira candidata mais votada nas eleições municipais em Teresina, Gessy Fonseca (PSC) anunciou, nesta sexta-feira (20), seu apoio ao candidato do MDB, Dr. Pessoa. Na coletiva de imprensa, a empresária defendeu a alternância de poder no Palácio da Cidade e disse que a decisão de caminhar junto com o emedebista se deu após uma conversa em que o médico garantiu que Gessy teria "portas abertas" na prefeitura e que escutaria suas demandas.

Foto: Assis Fernandes/ODia

"O meu compromisso de estar aqui apoiando Dr. Pessoa é para que nós tenhamos uma garantia que daqui para frente a gente tenha o compromisso de sermos ouvido dentro da prefeitura. Fizemos uma aliança para juntos possamos trabalhar e transformar Teresina em uma capital de oportunidades", disse Gessy em seu discurso. 

É #Fake que urnas eletrônicas foram roubadas em Piracuruca, diz PF 

Polícia Federal (PF) informou ao Portal O Dia nesta sexta-feira (20) que é falsa a informação de que cinco urnas eletrônicas teriam sido roubadas no município de Piracuruca, a 205 km de Teresina, após as eleições municipais do último domingo (15). 

Foto Ilustrativa/Arquivo/ODIA

 

Conforme a PF, nesta semana, áudios circularam em uma aplicativo de mensagens dando conta de que cinco urnas teriam sido roubadas na cidade. No entanto, a polícia informou que elas se tratam de uma Fake News.

Sábado ( 21 de novembro)

“Você tem um mandato de deputada estadual”, diz Marcelo Castro à Gessy Fonseca 

Após Gessy Fonseca (PSC) declarar apoio a Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Teresina, um vídeo, compartilhado pela própria empresária em suas redes sociais, ganhou ampla repercussão por sugerir um possível acordo para sua adesão ao candidato emedebista. 

Gessy Fonseca e Dr Pessoa (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Nele, a jovem aparece ao lado de diversos correligionários, apoiadores e do senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB. Naquela ocasião, o líder partidário faz elogios ao desempenho de Gessy no primeiro turno, e lhe faz promessas quanto uma eventual candidatura a deputada em 2022.

Homem pula de ponte em Teresina e é resgatado com vida pelos bombeiros 

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, na manhã deste sábado (21), para fazer o resgate de um homem que supostamente teria se jogado da Ponte Wall Ferraz, localizada na zona Sul de Teresina. 

(Foto: Ilustrativa/Arquivo/ODIA)

“Fomos acionados para retirar um rapaz que estava no rio [Poti], próximo da pilastra da ponte. Ele teria se jogado, mas ainda não sabemos o motivo. A guarnição de salvamento conseguiu retirá-lo da água ainda com vida”, informou Bombeiros à nossa reportagem.

Fonte: Portal O Dia
Mais sobre: