Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Restaurante Popular é opção saudável e barata

Além de oferecer refeições,, durante a manhã e a tarde são realizados cursos no Restaurante Popular, que fica no centro da cidade.

09/11/2015 07:34

Teresina dispõe de um espaço que, além de ofertar alimentação de qualidade e a baixos custos, é também um local em que oferece a chance para uma grande mudança de vida. É o Restaurante Popular, que fica localizado no segundo piso do Mercado Central, no centro da capital. O local foi totalmente reformado e equipado pela Prefeitura de Teresina, que firmou uma parceria com a Fundação da Paz para a gestão do espaço.

A proposta da Prefeitura foi oferecer um espaço para a mudança na vida dos internos da Fazenda da Paz, que é uma unidade conveniada à Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e que atende a dependentes químicos. No local, além da oferta da alimentação, são realizados cursos de culinária para atender os mais diversos públicos, principalmente pessoas atendidas na rede de assistência social do município. Para proporcionar a abertura do local, a Prefeitura realizou uma ampla reforma.

O Restaurante Popular possui uma área de 1.146 metros quadrados, com amplo refeitório composto por 55 mesas, com a capacidade de receber 286 pessoas simultaneamente. A cozinha do local conta com um fogão e caldeirão industrial, três câmaras frigoríficas e outras duas para frutas e verduras, tendo capacidade para fornecer 1.000 refeições por dia, ao custo de R$ 2,00. O horário de funcionamento é das 11h às 14h. Segundo Fernando Benvindo, coordenador da Fazenda da Paz, durante a manhã e a tarde são realizados cursos de auxiliar de cozinha, cozinha industrial, corte de carnes, preparação de saladas. “São cursos oferecidos tanto por meio da Fundação Wall Ferraz quanto pelo Senac. São muito bons e gratuitos. As aulas acontecem duas ou três vezes na semana. E participam dos cursos pessoas que são selecionadas pela Fazenda da Paz e também pela Prefeitura por meio dos programas sociassistenciais do município”, comenta.

Para que as refeições possam ser servidas a baixo custo, a Prefeitura financia parte do custeio. O restante é custeado com a venda das comidas. Fernando destaca também que, como parte do acordo, o Restaurante Popular oferta 5% das refeições produzidas diariamente para moradores de rua que são direcionados por meio do Centro Pop. “Foi muito importante a Prefeitura ter reaberto o espaço, porque era uma estrutura grandiosa que estava parada. Aqui, além de termos cursos que oferecem oportunidade de geração de renda para as famílias, tem a alimentação a baixo custo”, diz ele.

Hoje funcionário do Restaurante Popular, Josiel Nonato tem 37 anos e é ex-interno da Fazenda da Paz. Ele conta que foi uma nova oportunidade de vida que ele teve, após concluir o tratamento da unidade. “Comecei a usar drogas com 15 anos, por curiosidade, falta de conhecimento. Aos 36 anos decidi mudar de vida e consegui essa oportunidade. Tive que parar para refletir o que estava acontecendo na minha vida e decidi aceitar o tratamento. Passei um ano e 17 dias em tratamento e de lá vim para cá, onde estou trabalhando há quatro meses e me sinto realizado com o que aprendo e faço todo dia”, diz ele, que hoje também ajuda os demais internos na Fazenda da Paz.

Já a história de Ana Fátima Pereira é um pouco diferente. Ela é uma das dedicadas alunas dos cursos de culinária oferecidos no espaço e diz que estava desempregada e decidiu aprender um novo ofício para se capacitar para o mercado de trabalho. “Uma colega soube que tinha os cursos gratuitos aqui e me indicou e deu certo eu fazer. Todo dia aprendo uma receita nova e quando chego em casa, eu treino, chamando familiares e amigos. Agora, quando concluir os cursos, irei procurar um emprego e pode até ser nessa área de gastronomia”, diz ela, animada, lembrando que seu currículo será direcionado ao mercado por meio do Balcão do Trabalhador, mecanismo implantado pela Prefeitura de Teresina, por meio da FWF.

Restaurante é opção saudável e barata

Mais do que uma oportunidade àqueles que se envolveram com as drogas, o Restaurante Popular é também uma opção de alimentação barata e saudável para os trabalhadores, sobretudo os do centro da cidade. Com apenas R$2 reais, é possível fazer uma refeição balanceada, com acompanhamento nutricional.

A auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia da Silva é cliente do local. Ela conta que, junto com outros colegas do trabalho, vai ao Restaurante Popular para almoçar. “É perto do meu trabalho e a comida é boa e barata também. Com certeza eu indico para outras pessoas”, diz ela.

Foto: Renato Bezerra/PMT
Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: