Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Repórter do Jornal O Dia é premiada em 1º lugar em concurso do MPPI

Isabela Lopes foi premiada pela matéria "œSaúde mental: eu preciso procurar ajuda", publicada em julho deste ano no caderno Em Dia.

12/12/2018 13:53

A jornalista Isabela Leite Lopes, do Jornal O Dia, conquistou, pela segunda vez o Prêmio de Reportagem do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), na categoria impresso. Os vencedores da edição deste ano, que buscou dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pela instituição em prol da sociedade, foram divulgados nesta quarta-feira (12).

Na matéria “Saúde mental: eu preciso procurar ajuda”, publicada em julho deste ano no caderno Em Dia, Isabela relatou a dificuldade de pessoas com algum problema emocional na procura de atendimento público para tratar o problema. “É um tema que discute a real importância da saúde mental e da necessidade do poder público investir nisso, de focar nessa questão. Foi uma surpresa ela ser enquadrada nos critérios de avaliação e ser uma das escolhidas”, comenta.

Repórter do Jornal O Dia é premiada em 1º lugar em concurso do MPPI. (Foto: Poliana Oliveira/ O Dia)

A Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do MPPI, Karla Daniela Furtado Carvalho, uma das fontes ouvidas na reportagem, constata a importância de debater o tema, que, infelizmente, ainda não é encarado como prioridade pelos governos e pela própria sociedade. Para ela, a imprensa tem um papel importante nisso, em informação a população e a questão da saúde mental.

“Isso é importante para fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, que atende pessoas dependentes de álcool e outras drogas, com ideações suicidas ou que passam por algum transtorno mental. O Ministério Público quer esse fortalecimento da rede, no sentido que esses serviços funcionem com qualidade e que realmente possamos resgatar a cidadania dessas pessoas”, declara a promotora.

Já a editora chefe do Jornal O Dia, Adriana Magalhães, ressalta que, antes de mais nada, a premiação é o coroamento de um trabalho desenvolvido diariamente por toda redação, que tem como preocupação levar a melhor informação e tornar público os direitos da comunidade, que muitas vezes são negligenciados pelo poder público ou até mesmo desconhecidos pela população.

“Nosso compromisso com a sociedade está bem além do nosso compromisso pessoal. A inscrição de matérias em premiações como esta é uma consequência do nosso trabalho diário, já que são pautas que trabalhamos diariamente, pois entendemos que a população precisa ver essas pautas sendo trabalhadas, precisam ter esse conhecimento”, afirma.

Repórter do Jornal O Dia é premiada em 1º lugar em concurso do MPPI. (Foto: Poliana Oliveira/ O Dia)

Por fim, Isabela reforça que dar voz e fazer com que a população seja ouvida é uma das funções sociais de todo e qualquer profissional do Jornalismo. Ela explica que a conquista do prêmio é a valorização do trabalho que busca realizar cotidianamente.

“Todos têm direito de ter um espaço na mídia, e a gente, como comunicador tem esse papel importante. Acho que deveríamos ouvir e dar mais voz à população. No dia a dia contamos histórias e trazemos relatos importantes. Isso também é gratificante enquanto profissional, porque você se sente motivada, sabendo que está fazendo bem feito o seu trabalho”, pontua. 

Em 2016, Isabela foi premiada com uma matéria sobre os dez anos da Lei Maria da Penha. Com a conquista deste ano, na terceira edição do Prêmio do MPPI, o Jornal O Dia já acumula quatro troféus, dois como primeiro colocado e dois na segunda posição.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: