Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Remédios para hipertensão, diabetes e colesterol estão em falta nas UBSs

Usuários também relatam a falta de insulina para diabéticos e até de seringas e agulhas.

18/04/2017 09:52

Moradores da zona norte de Teresina denunciaram ao portal O DIA a falta de remédios importantes nos postos de saúde dos bairros Buenos Aires e Memorare.

Na manhã desta terça-feira (18), a estudante de Publicidade Lidiane Oliveira foi até o posto de saúde do bairro Memorare para pegar remédios para sua mãe e seu tio, que têm, respectivamente, 75 e 77 anos, mas não conseguiu nenhum dos medicamentos prescritos pelo médico.

Uma funcionária do posto informou à estudante que estavam em falta o enalapril (para hipertensão e insuficiência cardíaca), o anlodipino (para hipertensão e isquemia miocárdica) e o hidroclorotiazida (para hipertensão, disfunção renal, insuficiência renal e para o tratamento de inchaços associados à insuficiência cardíaca ou cirrose hepática).

A reportagem do portal O DIA confirmou que estão faltando remédios em unidades básicas de saúde de todas as regiões da cidade, como as UBS do Alto da Ressurreição (zona sudeste), da Piçarreira (zona leste), do Planalto Ininga (zona leste), do Cristo Rei (zona sul) e do Parque Wall Ferraz (zona norte).

Usuários também relatam a falta de insulina para diabéticos e até de seringas e agulhas.

A Fundação Municipal de Saúde informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os medicamentos e as seringas para insulina passaram por um período de desabastecimento em função da reforma administrativa, mas o problema já foi resolvido e em até 15 dias a situação será regularizada.           

A pasta informou, ainda, que os medicamentos já chegaram à Central de Abastecimento Farmacêutico, e que já está acontecendo a distribuição nas 92 UBS e 10 hospitais da rede municipal.


Por: Cícero Portela e Nayara Felizardo
Mais sobre: