Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforma do Aeroporto de Bom Jesus é autorizada pelo Ministério da Infraestrutura

O edital do certame será realizado pelo Governo do Piauí, de responsabilidade do Governo do Piauí, que dará uma contrapartida de 23% dos R$ 28 milhões investidos na obra

11/09/2020 10:27

O processo de licitação para a reforma do Aeroporto de Bom Jesus, há pouco mais de 603 Km de Teresina, foi autorizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra). O edital e o certame serão de responsabilidade do Governo do Piauí, que dará uma contrapartida de 23% dos R$ 28 milhões investidos na obra, parte dela com recursos federais do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

O anúncio da autorização foi comemorado pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas). Segundo ele, a reforma do aeroporto do município do cerrado piauiense é um compromisso do presidente Jair Bolsonaro, prontamente agilizado pelo ministro Tarcísio de Freitas e o secretário de aviação civil,  Ronei Saggioro. “Essa obra é fundamental para estimular ainda mais o desenvolvimento da nossa região de maior expansão de dinamismo econômico”, pontuou

Nesta primeira etapa, a licitação será de obras de infraestruturas básicas, com base em projeto elaborado e fiscalizado pelo governo estadual e aprovado pelo federal. Dentre outras coisas, estão previstas a reconstrução da pista de pouso e decolagem, de uma nova taxiway de aeronaves, estacionamento de veículos, cerca operacional, além implantação de áreas de segurança nas cabeceiras da pista e regularização das faixas de pista e drenagem do sítio. 

Segundo o cronograma, a conclusão desta fase da reforma seja concluída em até 18 meses após a assinatura da ordem de serviço. A estimativa é que, após entregue, as instalações do Aeroporto de Bom Jesus esteja equipado para operação visual diurna e noturna, contemplando aeronaves turboélice para até 40 passageiros. 

Por: Breno Cavalcante, com informações do MInfra
Mais sobre: