Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Redução orçamentária compromete atividades da Embrapa no Piauí, alega sindicato

A proposta, que deve ser votado nesta quarta-feira, prevê 12% menos de recursos para a empresa pública em comparação com o ano passado

23/03/2021 17:48

A possível redução orçamentária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que deve ser votado pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (24), pode comprometer as atividades da sua unidade no Piauí em 2021, é o que afirma representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) no estado.

A estimativa, prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), é que a empresa pública tenha a sua disposição cerca de 12% a menos de recursos em comparação com 2020 para todas as unidades do país. Segundo Raimundo Júnior, representante da entidade sindical, pontua que essa queda tem sido constante nos últimos anos, e prejudica o desenvolvimento de atividades e manutenção das unidades, como a de Parnaíba, onde é lotado. 

(Foto: Arquivo/ODIA)

“Isso impacta diretamente no andamento das pesquisas. Por falta de recursos, equipes estão sendo desmobilizadas, trabalhos estão sendo descontinuados. Também precisamos contratar mão de obra técnica, pesquisadores, pessoal de apoio e reformar centros, mas não estamos conseguindo manter as atividades corriqueiras da unidade, está sendo difícil", pontua o sindicalista.

Parnaíba

A unidade Embrapa localizada no litoral piauiense, aliás, deve ter os funcionários da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) transferidos para Teresina após determinação do presidente nacional da empresa, Celso Moretti. A medida, que foi alvo de manifestação durante a visita do presidente Jair Bolsonaro pela cidade, só não foi cumprida ainda porque uma decisão liminar da Justiça barrou a decisão. Nossa reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da empresa para tratar dos assuntos tratados nesta matéria, mas não conseguiu retorno.

Mais sobre: