Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura: Santuário de Santa Cruz dos Milagres recebe fiéis

O local ficou sem receber religiosos durante quatro meses, para evitar aglomeração e a disseminação do novo coronavírus. Para ir ao santuário é preciso agendar e obrigatoriamente usar máscara.

10/08/2020 12:22

Os santuários são lugares sagrados por onde passam fiéis. No Piauí, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, há 180 km de Teresina, está aberto para visitação dos fiéis desde 28 de julho. O local ficou sem receber religiosos durante quatro meses, para evitar aglomeração e a disseminação do novo coronavírus. 


O Santuário de Santa Cruz dos Milagres abriu para o público dia 28 de julho: Foto: Redes sociais do Reitor Padre Raniery

De acordo com o Reitor Padre Raniery, para visitar o templo católico é preciso seguir algumas recomendações como: o uso obrigatório de máscaras,  crianças de zero a doze anos e idosos com comorbidades, devem ficar em casa, acompanhar as missas pelas redes sociais do santuário e além disso, é preciso agendar sua presença pelo contato (89) 3469-1140.

“Temos Missas todos os dias às 9h, estamos recebendo visitas e seguindo todas as medidas adotadas pela Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi)”, diz o Reitor Padre Raniery.


Missas do Santuário de Santa Cruz dos Milagres segue recomendações da Sesapi. Foto: Redes sociais do Reitor Padre Raniery

As medidas a qual o Padre se refere faz parte do protocolo de reabertura gradual das igrejas católicas. Deste modo ainda estão suspensos os sacramentos do batismo, crisma, matrimônio e primeira eucaristia e os templos estarão autorizados a receber uma lotação máxima de 30% da capacidade da igreja ou capela, considerando todas as pessoas sentadas.

Conheça mais sobre o Santuário de Santa Cruz dos Milagres

O Santuário fica localizado na cidade de Santa Cruz dos Milagres, o local recebe romeiros de todo país e já é considerado a terceira maior romaria do Nordeste. Além disso, é o único santuário do Piauí reconhecido pelo Vaticano. 

O município é conhecido por causa da revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz, no século XIX. O fato relata que a filha de um vaqueiro, que já estava à beira da morte, ficou curada após tomar banho no Olho D’água da Santa Cruz.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: