Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura do comércio: Academias querem abrir antes de bares

O Piauí é o único estado do Brasil onde as academias retornarão após bares e restaurantes

03/08/2020 16:29

As academias de saúde do Piauí tentam antecipar o retorno de suas atividades. A medida é defendida pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF), que busca sensibilizar o governo e as prefeituras municipais. Segundo o calendário da reabertura econômica  elaborado pelo Governo do Estado, as academias só poderão funcionar a partir do dia 8 de setembro, na penúltima fase da flexibilização.

Em documento encaminhado ao Comitê Pró-Piauí, o CREF alega que o Piauí é o único estado do Brasil onde as academias retornarão após bares e restaurantes, que estão autorizados a retomarem suas atividades no dia 17 de setembro. Um levantamento do Conselho apontou que as academias retornam antes de bares em 10 estados, enquanto nos demais, os dois setores voltam na mesma data.

Fonte: Conselho Regional de Educação Física

O presidente do CREF, Danys Queiroz, propõe que as academias sejam autorizas a funcionar entre os dias 17 e 24 de agosto com uma série de medidas de segurança contra a infecção do novo coronavírus. Além disso, ele requer a flexibilização de novas modalidades esportivas nos espaço públicos.

“Tendo em vista a necessidade clara e científica da população ter acesso à prática regular e orientada de exercícios físicos propormos estender a abertura de espaços públicos, incluindo atividades individualizadas de esporte como os jogos de raquetes em locais adequados, com também, estúdios de atendimento personalizado (Personal Training) semelhante ao Pilates que já foram autorizados a funcionar, Box de Cross Training e similares e academias com 50% da sua capacidade de atendimento”, solicitou.

(Foto: Divulgação)

“Nosso objetivo é contribuir com os órgãos públicos de gestão e saúde no auxílio à retomada segura das atividades ligadas à a prática de exercícios físicos e atividades esportivas de forma orientada Em todas as intervenções serão obedecidas as normas de biossegurança estabelecidas ao referido setor”, completou Danys em documento encaminhado ao Governo DO Estado e a Prefeitura de Teresina.

Uma reunião do Comitê de Operações Emergências (COE) de Teresina deve debater a antecipação do retorno das academias. O presidente CREF pediu o apoio do prefeito Firmino Filho na defesa dos argumentos da instituição. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: