Raio explode transformador e 128 famílias sofrem prejuízos

Moradores perderam eletrodomésticos e tiveram a rede elétrica danificada.

10/03/2014 11:32h - Atualizado em 11/03/2014 14:43h

Compartilhar no

Os moradores do condomínio Marquês de Paranaguá, localizado no bairro Marquês, zona Norte de Teresina, estão apreensivos com os prejuízos que estão tendo após a queda de um raio na noite do último sábado (08). Com a descarga elétrica, interruptores, tomadas, eletrodomésticos e até contadores de energia dos imóveis explodiram e ficaram destruídos. Até o fim da manhã de hoje (10) os moradores permaneciam sem energia elétrica.

Fotos: Jailson Soares/ O Dia.

Transformador de energia, após a troca realizada a pedido dos moradores.

O raio caiu no campo de futebol do clube Bariri, que fica ao lado do condomínio, por volta das 23h, durante uma forte chuva. De acordo com o síndico do prédio, José da Silva Pacheco, o estrondo foi tão intenso que os alarmes de todos os carros dos residentes do condomínio foram disparados. Ao todo, pelo menos 128 apartamentos foram afetados.

“Foi uma loucura, porque desde o momento da queda do raio ficamos sem energia e houve explosões nos apartamentos também, deixando todos muito assustados”, relatou. Ele informou que ninguém ficou ferido, mas os prejuízos com eletrodomésticos estão deixando todos preocupados, em especial com a perda das geladeiras. Além disso, como o abastecimento de água funciona através de bombas elétricas, os apartamentos também estão sem água.

Medidor de energia e interruptor destruídos após a descarga elétrica.

Para a recuperação do transformador de energia, os gastos já ultrapassam os R$ 8 mil, valor que foi dividido entre os moradores. Isso porque a Eletrobras Distribuição Piauí informou que não fará os reparos no interior do condomínio, com a justificativa de que os danos foram causados por um fenômeno natural.

O síndico informou que os moradores se reunirão para decidir que medidas tomar, mas adiantou que o grupo pretende procurar a Justiça para ter seus prejuízos ressarcidos. Pelo menos 500 pessoas foram afetadas com o problema.

Nota de esclarecimento da Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que, até o momento, não há registro de reclamação dos consumidores do condomínio citado no texto.

De acordo com os técnicos da Distribuidora, não foi detectada descarga elétrica que tenha atingido transformador da empresa naquela área, no último dia 8. Se houve algum equipamento e/ou instalações elétricas danificados, são de uso particular dos condôminos.

A Distribuidora informa que, nesses casos, não possui responsabilidade pelos danos causados aos consumidores. No entanto, a Eletrobras Distribuição Piauí se coloca à disposição para a execução dos serviços que são de atribuição da Concessionária.

Compartilhar no

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário