Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Queimadas em Picos: Semam emite alerta para população

O objetivo conscientizar a população sobre os impactos dos incêndios para o meio ambiente e para a saúde

25/06/2020 15:19

Com o fim do período chuvoso no Sul do Piauí, as queimadas urbanas começam a preocupar os órgãos de fiscalização. Por essa razão, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (Semam) emitiu na tarde desta quinta-feira (25) uma alerta para conscientizar a população sobre os impactos dos incêndios para o meio ambiente e para a saúde.

Foto: Reprodução Prefeitura de Picos

“Os impactos causados pelas queimadas são vastos, desde a queima da vegetação nativa até coisas mais graves como ampliação do fogo para áreas residenciais e também questões de saúde ocasionadas pela fumaça (problemas respiratórios)”, conta o fiscal ambiental, Regis Feitosa.


LEIA TAMBÉM: Piauí teve 80 focos de queimada por dia durante o mês de outubro 

Para evitar as queimadas, Feitosa orienta a população a contribuir colocando o lixo nos dias e horários corretos da semana além de sempre notificar o serviço público em caso de podar árvores e plantas. A limpeza de terrenos para que não ocorra acidentes com fogo também é essencial.

O fiscal relata ainda que apesar do impacto das queimadas serem maiores na zona urbana, casos na zona rural de Picos têm se intensificado ao longo dos anos.

“É muito comum o agricultor fazer a limpeza de suas propriedades para o plantio com o fogo, e é aí que acontecem os acidentes, não só na zona urbana, mas na rural também. Os prejuízos são muito grandes não só para a flora, mas para a fauna também. Muitos animais morreram ano passado com as queimadas na zona rural.”, contou.

Em Picos, os trabalhos de fiscalização são realizados tanto pela Semam como pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a prefeitura, existe aplicação de multa para punir o infrator, que pode responder administrativamente, civilmente e penalmente.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia com informações da Prefeitura de Picos
Mais sobre: