Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quadrinhos: Feira HQ lança quarta edição de revista com trabalhos premiados

Coordenador da feira diz que objeitvo é divulgar e incentivar os novos talentos que estão surgindo no Piauí e em outras partes do Brasil.

12/03/2016 17:49

Depois da descoberta de muitos talentos no mundo dos quadrinhos, já está pronta o número 4 da revista Feira HQ, que reúne trabalhos dos artistas premiados em 2009, no concurso realizado durante a 10ª Feira HQ, sob a responsabilidade do Núcleo de Quadrinhos do Piauí. Para o coordenador Bernardo Aurélio, o principal objetivo da revista é publicar os trabalhos premiados na Feira HQ, especialmente para divulgar e incentivar os novos talentos que estão surgindo no Piauí e em outras partes do Brasil. 

“A Feira HQ é um evento que já chegou à sua 13ª edição. Ou seja, durante, pelo menos 13 anos, incentivou a produção e a participação de artistas em exposições competitivas. Não dá pra mensurar o tamanho dessa importância. Para alguns é a primeira vez que puderam expor seus desenhos numa galaria de arte. Este é o tipo de incentivo que não tem preço para um futuro artista”, ressalta Aurélio, acrescentando que as pessoas gostam e admiram esse material: “Certa vez, vendemos exemplares da revista Feira HQ 1, 2 e 3 em sinais nas avenidas de Teresina. Foi um sucesso! As pessoas gostam de incentivar a produção local”, observa. 

Bernardo Aurélio, desenhista, escritor, e organizador da Feira HQ (Foto: Jornal O Dia)

Ele argumenta ainda que ainda há dificuldades: “Foi difícil conseguir a grana inicial para fazer essas revistas, mas faz parte do nosso esforço levar esse incentivo sem esperar grande retorno financeiro”, explica. Perguntado sobre o que falta para uma melhor circulação dos quadrinhos feitos no Piauí, ele foi taxativo: “Só a organização de quem faz. A circulação hoje é livre nos meios digitais e você precisa de poucos recursos para fazer isso além do conhecimento e tempo para fazer. Quanto a imprimir e distribuir em bancas ou eventos, aí os problemas são gigantescos, desde os custos para edição e impressão até o envio para bancas ou para chegar aos grandes eventos”, acentua.

A quarta edição da revista Feira HQ reúne trabalhos de artistas nacionais premiados (Foto: Jornal O Dia)

“Existe potencial amplo, não só em Teresina, mas no Brasil inteiro. Atingir e manter esse mercado é que é o problema, mas estamos sempre lutando para tornar esse trabalho mais visível, pois temos grandes talentos que precisam ser conhecidos”, lembrando que o principal objetivo da Feira HQ é, justamente, divulgar e incentivar a produção desses novos talentos: “A revista Feira HQ é a concretização desse objetivo”, conclui.

Por: Marco Vilarinho - Jornal O Dia
Mais sobre: