Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prova de vida: INSS suspende bloqueio de benefício até dezembro

O INSS bloqueou a suspensão do pagamentos das pessoas que não conseguiram ainda realizar a prova de vida.

29/10/2020 12:46

A prova de vida no Piauí para os aposentados e pensionistas, ficou suspensas de março até setembro deste ano devido às normas relacionadas à pandemia. Mas no 02 de novembro, o serviço voltará a funcionar, com prévio agendamento.


Prova de vida: INSS suspende bloqueio de benefício até dezembro. Foto: Divulgação

Porém por causa do isolamento social causado pelo novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou a suspensão do pagamentos das pessoas que não conseguiram ainda realizar a prova de vida. Assim, até 31 de dezembro nenhum beneficiário será prejudicado caso não consiga fazer a prova de vida, como explica João Ricardo Linhares, chefe do serviço de atendimento do INSS no Piauí.

"Com a pandemia e o fechamento das agências do INSS, o Instituto tomou a medida de não suspender os benefícios por falta da prova de vida, uma vez que os serviços não estão disponibilizados nas agências", diz João Ricardo.


 João Ricardo Linhares, chefe do serviço de atendimento do INSS no Piauí.Foto: Assis Fernandes

Desta forma, vale lembrar que a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Por isso, todos benefícios devem fazer a prova de vida, mesmo que o benefício não seja "cortado" até dezembro.

O agendamento do atendimento no INSS, deve ser feito a partir do telefone 135 ou do aplicativo "Meu INSS".

Por: Sandy Swamy com informações de Lalesca Setúbal
Mais sobre: