Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Protesto de motoristas de aplicativo pede redução do ICMS sobre combustíveis

Em carreata, os manifestantes pararam os seus veículos na Avenida Frei Serafim, gerando lentidão no trânsito, mas sem necessidade de interdição.

10/03/2020 15:09

Um protesto de motoristas por aplicativos causou lentidão em ruas da região central de Teresina nesta terça-feira (10). Uma das vias afetadas foi a Avenida Frei Serafim na altura do cruzamento com a rua Arlindo Nogueira. Segundo os organizadores do ato, o principal motivo da reivindicação é redução Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis comercializados na Capital.

Foto: Reprodução Redes Sociais. 

“É um absurdo o tanto que a gente paga de imposto. Só o Estado toma 31% do imposto de um litro de combustível aqui em Teresina e o Governo Federal 13,5%. É inaceitável 43% de imposto sobre 1 litro de combustível. Então a gente pede pra você governador, baixe o ICMS, você está massacrando o seu povo. Eu acho que temos como pagar menos. Somos o um dos Estados mais pobres da federação, mas pagamos o combustível mais caro do Nordeste”, disse Francisco, um dos organizadores.  

Em carreata, os manifestantes pararam os seus veículos na Avenida Frei Serafim, gerando lentidão no trânsito, mas sem necessidade de interdição. Os motoristas afirmaram que só saíram do local quando fossem ouvidos pelo governador do Piauí, Wellington Dias.

Manifestantes se concentram em frente ao Palácio de Karnak. Foto: Reprodução Internet. 

Um motorista que não quis se identificar disse que a segurança e incidência de multas de trânsito também são pautas levantadas pelos manifestantes.

“Estamos cansados de sermos roubados, tanto dentro dos nossos carros como fora deles. Às vezes você deixa de estar com a sua família, trabalha 15h por dia transportando a população e um guarda, por você encostar em um aeroporto, de caneta te levar R$ 300 – dinheiro esse que você vai trabalhar uma semana inteira – doí no bolso. Então quando eles (guardas) me tiram uma multa, eles estão tirando o leite do meu filho em casa para bancar a linhas de poderes como esse”, conta.

Outro ponto reivindicado pela categoria são os pontos de embarque e desembarque. “São pontos como a rodoviária de Teresina, aeroporto e Shopping da Cidade. Todos esses lugares a gente não pode passar mais do que três minutos, se não somos multados. Isso é um absurdo. A gente mal chega nesses locais e tem guardas apontando pra gente. Às vezes nem respeitam o tempo que temos”, conta.

Os organizadores informaram ao PortalODia.com, que cerca de 200 veículos e mais 30 pedestres participam da manifestação. Agentes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal acompanham os manifestantes.

Procurados pela reportagem, a Secretaria de Estado de Segurança e a Secretaria de Estado da Fazenda emitiram nota sobre o assunto:

NOTA SSPI – MANIFESTAÇÃO MOTORISTAS POR APLICATIVO

A Secretaria de Estado de Segurança informa que está à disposição para dialogar com a categoria dos motoristas por aplicativo, afim de solucionar as demandas apresentadas pelos mesmos. A secretaria reitera o ímpeto em definir estratégias que venham facilitar o acionamento das forças policiais em casos suspeitos de violência, assim como estabelecido anteriormente junto a categoria dos taxistas, através da utilização de um “botão do pânico”, instalado via aplicativo para dispositivos móveis e que aciona de forma imediata o aparato policial.

NOTA SEFAZ 

Com relação as demandas apresentas pela categoria de motoristas por aplicativo, sobre a possibilidade de redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que recai sobre o valor final dos combustíveis, a Secretaria de Estado da Fazenda informa que o tema está sendo discutido no Congresso Nacional, no âmbito da Reforma Tributária.


Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: