Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto quer conter dunas do litoral do Piauí através do plantio de mudas

A primeira etapa do projeto já foi feita na Ilha Grande do Piauí; governo busca ampliar iniciativa para todo o Estado

25/04/2023 às 17h10

28/09/2023 às 13h48

No litoral Nordestino é comum encontrarmos dunas nos entornos das praias. Essas belezas naturais são formadas através da interação entre mar, vento, areia e vegetação e tornam-se verdadeiros pontos turísticos nos locais onde existem. Recentemente, repercutiu nos meios de comunicação o possível desaparecimento da Duna do Pôr do Sol, que fica localizada na Praia de Jericoacoara (CE).

As dunas, que já chegaram a 60 metros de altura, podem acabar desaparecendo completamente nos próximos anos. Isso acontece devido a fatores naturais, como o vento e as marés. No entanto, as ações humanas também são responsáveis por esse processo de desaparecimento.

Duna Pôr do Sol, em Jericoacoara  - ((Foto: Reprodução/Secretária de Turismo do Ceará)) (Foto: Reprodução/Secretária de Turismo do Ceará)
Duna Pôr do Sol, em Jericoacoara

No Piauí, as dunas também podem passar pelo mesmo processo. Pensando nisso, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-PI), busca realizar a contenção de dunas no litoral piauiense. A ideia é que, através do plantio de mudas nativas nas formações, o processo erosivo natural desacelere.

Projeto quer realizar contenção de dunas no litoral do Piauí - ((Foto: Divulgação/Semarh)) (Foto: Divulgação/Semarh)
Projeto quer realizar contenção de dunas no litoral do Piauí

A primeira etapa do projeto já foi executada em 131 hectares no município de Ilha Grande do Piauí e teve investimento de mais de R$ 2 milhões. “Tivemos a ajuda de toda a população nessa fase, que consistiu no cercamento da área, aplicação de biomantas de fibra de coco, transplantio de capim-açú e plantio de mudas nativas. Como impacto positivo do bloqueio do processo erosivo, temos a preservação de um dos braços do rio Parnaíba que cruza a região”, explica o superintendente da 7ª Regional da Companhia, Marcelo Filho.

Projeto de contenção de Dunas - ((Foto: Divulgação/Semarh)) (Foto: Divulgação/Semarh)
Projeto de contenção de Dunas
Na Ilha Grande do Piauí, o projeto iniciou há sete anos. Ao longo dos anos, a comunidade da região vinha sofrendo com o avanço das dunas em direção às casas dos moradores e rumo à estrada que liga ao porto de embarque para o Delta do Parnaíba. Agora, os órgãos responsáveis querem ampliar a iniciativa para contemplar todo o litoral piauiense.“Destacamos a experiência da Companhia de já ter feito o projeto dessa iniciativa entre 2011 e 2016. O objetivo é ampliar esforços do Governo do Estado para retomá-lo agora em larga escala contemplando todo o litoral, como Macapá, Luís Correia e demais localidades”, disse o secretário Semarh, Daniel Oliveira.
Mais sobre: