Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto Mãe Saudável discute os cuidados com o corpo e a mente das mães

Evento no Teresina Shopping acontece das 12h às 20h, e terá palestras, serviços e vacinação contra gripe.

07/05/2016 17:47

Dúvidas e cuidados sobre a saúde da mulher continuam em debate hoje (7) na programação do Projeto Mãe Saudável. A iniciativa é uma realização do Sistema ODIA de Comunicação em comemoração aos Dia das Mães. Ao longo deste sábado, o evento, que acontece das 12h às 20h, na praça de eventos do Teresina Shopping, reúne ações, entre palestras e serviços, destinadas à propagação de informações sobre bem- -estar e qualidade de vida. O projeto também realiza a vacinação contra gripe para grupos prioritários.

Fisioterapeuta Kalynny Matos (Foto: Aldenora Cavalcante/ Jornal O Dia)

A fisioterapeuta Kalynny Matos conversou com as mães presentes no Teresina Shopping, entre outros assuntos, sobre a importância do acolhimento à mãe durante a gestação, o quanto isso pode influenciar no desenvolvimento do bebê. "A mulher precisa de apoio, apoio emocional, psicológico. Antes se imaginava que apenas com as consultas com obstetras deixariam a gestação tranquila. Mas hoje, é comprovado que as mães precisam de uma equipe multidisciplinar para ter uma gravidez saudável.", comenta a fisioterapeuta.


Saiba mais:

Gestação e amamentação são temas de palestra do Projeto Mãe Saudável 


Ela chama a atenção para a relação entre a mãe e o bebê ainda na barriga. "Estudos recentes comprovam que, durante a gestação, a criança vivencia todos os sentimentos da mãe. Então é importante que esse período seja tranquilo", destaca. Kalynny Matos comentou que problemas durante a gestação podem influenciar diretamente no comportamento do filho. "A criança pode se tornar introspectivas, e ter alguns traumas.

A enfermeira obstetra Mágda Rogéria Pereira falou sobre climatério (Foto: Aldenora Cavalcante/ Jornal O Dia)

O dia de hoje (07) contou também com mais duas palestras: O enfermeiro Mariano Neto, do Núcleo de Saúde da Mulher da Fundação Municipal de Saúde, falou sobre o câncer de mama e de colo uterino; a professora Márcia Miranda, que falou sobre imagem pessoal aliada a auto-estima. Durante o dia inteiro, ontem e hoje, volutários do Centro UniNovaFap estiveram aferindo pressão das pessoas que passassem pelo local, e profissionais da FMS aplicaram vacinas contra H1n1 para grupos prioritários.

A nutricionista e coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição Theonas Gomes falou sobre alimentação da mamãe e do bebê, e principalmente sobre a importância da amamentação. "O leite materno é o primeiro alimento. Ele que vai fortalecer e formar os sistemas do corpo, do cérebro, digestivos, todos. Ele também determina o metabolismo.", disse a nutricionista, que em sua palestra trabalha com a perspectiva de que as crianças de hoje poderão viver até depois dos 100 anos!

A nutricionista Theonas Gomes: "A mãe tem que comer comida de verdade!" (Foto: Aldenora Cavalcante/ Jornal O Dia)

"Então se a amamentação não for constante durante os primeiros seis meses pelo menos, e complementar até os dois anos ou mais, isso vai influenciar muito nessa qualidade de vida daqui a 100 anos", comenta a nutricionista Theonas Gomes. 

Quanto a alimentação das mães, ela é taxativa: "A mãe tem que se alimentar do que a gente chama de comida de verdade. Arroz, feijão...", disse. A nutricionista atacou os alimentos industrializados e processados, e comentou dos males de ingredientes como sódio, corantes e conservantes. "A mãe tendo uma boa alimentação, o bebê vai receber tudo que precisa".

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (Estagiário), com informações de Aldenora Cavalcante
Mais sobre: