Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto cria Rota das Cachoeiras com 18 cidades do Piauí; saiba onde ficam

Prestadores de serviços das mais diversas áreas deverão ser cadastradas para o desenvolvimento do turismo local

10/05/2023 às 11h58

28/09/2023 às 12h35

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou um projeto de lei que tem como objetivo a criação de uma nova rota turística com foco nas principais cachoeiras do Piauí. A “Rota das Cachoeiras”, como é chamada, evidencia as belezas naturais do Estado, que por sinal, são bastante procuradas pelos piauienses para lazer e aventuras.

De acordo com o projeto, inicialmente 18 municípios piauienses que possuem cachoeiras em suas áreas limítrofes estarão incluídas na Rota das Cachoeiras. Dessa forma, é esperado a valorização das potencialidades turísticas destes locais para a atração dos mais variados públicos.

Rota da Cachoeiras contempla inicialmente 18 cidades do Piauí - (Divulgação) Divulgação
Rota da Cachoeiras contempla inicialmente 18 cidades do Piauí

Além disso, a lei prevê a formatação de um roteiro integrado, juntamente com as prefeituras, instituições da administração pública do Piauí voltadas ao incentivo ao turismo e ao meio ambiente, entidades dos guias turísticos e da iniciativa privada do trade turísitico dedicada às atividades de transporte, alimentação, saúde, cultura, segurança, educação e hotelaria.

O texto prevê ainda que os passeios deverão proporcionar, dentre alguns pontos, experiências gastronômicas e vivências culturais nos locais de visitação, e espaços de interesse cultural, histórico e comercial aos visitantes.

Cachoeira no Piauí - (Reprodução/Pixabay) Reprodução/Pixabay
Cachoeira no Piauí

Conheça as cidades incluídas na Rota das Cachoeiras

Dentre os municípios que estarão inicialmente incluídas no novo fomento turístico estão: Esperantina, União, Piracuruca, Batalha, Cocal dos Alves, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Valença do Piauí, Alto Longá e Milton Brandão. Segundo o Governo do Estado, estes municípios foram inicialmente adicionados por já estarem no mapeamento da administração pública estadual, porém que nada impede que novos locais poderão ser incluídos futuramente.

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), deverá cadastrar os prestadores de serviços nas diversas áreas, que também prestará as informações sobre passeios, horários, locais, datas e transporte credenciado.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: