Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto capacita jovens a trabalharem com reciclagem de lixo eletrônico

Computadores, monitores, teclados, mouse, baterias, cabos, placas e até o monopod já foram deixados no ponto de coleta no Lagoas do Norte

12/03/2015 08:10

Muitas pessoas guardam em casa vários aparelhos eletrônicos que não funcionam mais. Sem saber o que fazer com o lixo eletrônico, é comum eles serem descartados junto com o lixo comum, o que acaba contribuindo para a contaminação do solo e da água. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA

O Projeto Lagoas Digitais, que funciona no Parque Lagoas do Norte, iniciou um trabalho que deve contribuir para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que capacita jovens da comunidade a trabalharem com a reciclagem do material. 

O coordenador do Lagoas Digitais, professor José Bringel Filho, explica que o projeto é dividido em etapas. “Nesta primeira etapa, pontos de coleta de lixo eletrônico foram colocados, no Parque Lagoas do Norte, para que a população possa descartar o que não lhes servem mais de forma adequada”, conta. 

Computadores, monitores, teclados, mouse, baterias, cabos, placas e até o popular monopod já foram deixados no ponto de coleta localizado na administração do Parque Lagoas do Norte. Segundo o professor, após a coleta do material, cerca de 20 jovens, residentes nas comunidades localizadas no entorno do parque, devem passar por um processo de capacitação para aprenderem a recuperar esses materiais ou transformá- los em obras de arte. 

“Vamos fazer um treinamento com curso de montagem e manutenção de computadores utilizando essas peças. Firmamos parcerias com um grupo que também irá ensinar artesãos da região a utilizarem o material eletrônico junto com o barro e a madeira na composição de peças artesanais. Esta seria a segunda etapa do projeto”, revela. 

A terceira e última etapa é a venda do material reciclado ou consertado. “Tudo o que for produzido é vendido, pois queremos estimular o empreendedorismo na região. A nossa proposta é envolver a comunidade na promoção de uma economia sustentável, evitando o descarte irregular”, explana o professor. 

José Bringel Filho ressalta que essa é uma iniciativa ainda recente no país e que ainda não há um local preciso para destinar o que não puder ser reutilizado. “O que não for reutilizado é estocado até termos uma destinação confiável, que não oferece riscos para o meio ambiente”, acrescenta. 

O Projeto Lagoas Digitais foi desenvolvido através de parceria entre a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e a Universidade Estadual do Piauí, por meio do Núcleo de Pesquisas Opala, com o objetivo de criar empresas com bases tecnológicas empenhadas em capacitar jovens para o mercado tecnológico. O Projeto funciona na sede do Parque Lagoas do Norte, no bairro São Joaquim.

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: