Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Programa de peixamento da Semar lança 1,5 milhão de alevinos em açudes

Programa de peixamento da Semar lança 1,5 milhão de alevinos em açudes do sul do Piauí

14/03/2018 10:18

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) realizou, no último fim de semana, nas cidades de Gilbués e Curimatá, o Programa de Peixamento com Povoamento e Repovoamento das Bacias Hidrográficas do Estado. No total, 1,5 milhão de alevinos foram distribuídos. Houve também o plantio de mudas nativas do Programa Piauí Mias Verde.

Na cidade de Gilbués, foram distribuídos 30 mil alevinos para moradores que vão soltar os peixes em vários açudes do município. A ação foi realizada pelo secretário Ziza Carvalho, juntamente com o superintende de Recursos Hídricos, Romildo Mafra e contou com o apoio do corpo técnico da secretaria e de autoridades políticas da região. A entrega aconteceu na sede do Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade) e foi acompanhada de perto pelo presidente do Núcleo e secretário de Meio Ambiente do município de Gilbués, Fabriciano Corado.

Em Curimatá foram soltos 50 mil peixes das espécies Curimatá, Tilápia e Tambatinga na Barragem Vereda da Cruz, principal açude do município, e 400 mil alevinos na Barragem Algodões II. O prefeito Valdecir Júnior e membros da Associados da Colônia de Pescadores participaram da ação. Já a Lagoa de Parnaguá recebeu 1 milhão de alevinos. Também foi realizado o plantio de 300 mudas de árvores nativas na Praça Marquês de Paranaguá, no município de Parnaguá, como parte das atividades do Programa Piauí Mais Verde, ação que leva a arborização a áreas urbanas dos municípios do Estado.

O Programa de Peixamento com Povoamento e Repovoamento das Bacias Hidrográficas do Estado está sendo executado em vários municípios piauienses e vai contemplar outras cidades piauiense ao longo do ano.

Fonte: Ascom
Mais sobre: