Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procon Piauí registra mais de 9 mil reclamações online durante a pandemia

Segundo o órgão, desde do início da pandemia foram registradas 9.184 reclamações, sendo 1,726 só no último mês

08/08/2020 11:20

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Piauí divulgou, recentemente, que tem monitorado as reclamações online de consumidores através site consumidor.gov.  Segundo o órgão, desde do início da pandemia foram registradas 9.184 reclamações, sendo 1,726 só no último mês.

Foto: Arquivo O Dia.  

Os dados são do ‘Boletim Procon ’, que torna público as ações do órgão promovidas durante a pandemia de coronavírus.

De acordo com o boletim, houve aumento também em reclamações individuais em todo o estado. No mês de junho foram 413 registros, enquanto em julho foram 640 reclamações em todos os Procons do Piauí. As demandas coletivas também sofreram aumento, passaram de 185 em junho para 223 em julho.

Reclamações por compras na internet aumentaram 97,5%

Conforme o Procon, ficou constatado um aumento significativo de reclamações relacionadas ao nos cinco primeiros meses de 2020. Se comparado ao mesmo período do ano em 2019, o resultado é um aumento de 97,5%.

Os dados analisados foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), utilizado para gestão das reclamações registradas pelo Procon, e do Consumidor.gov, plataforma do Ministério da Justiça para registro online de reclamações.

O aumento pode estar diretamente associado ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, já que o comércio eletrônico se apresenta como a principal alternativa às lojas físicas.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: