Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitos piauienses participam de encontro sobre Operação Carro Pipa

Coronel Nixon Frota liderou o evento e explicou aos gestores o funcionamento da operação

09/06/2017 10:57

Encontro realizado pelo 25º Batalhão de Caçadores, do Exército Brasileiro, esclareceu detalhes sobre a operação que irá atender ao menos 60 cidades piauienses no segundo semestre deste ano. O evento foi liderado pelo coronel Nixon Frota e reuniu dezenas de prefeitos e o coordenador da Defesa Civil do Estado, Vitorino Tavares.

Em conversa com a imprensa, o coronel explicou que no segundo semestre do ano a estiagem é mais severa. “Este encontro tem o objetivo de fazer com que cada gestor entenda a importância da operação, mostrando a problemática de cada município. Sabemos que há cidades em que não adianta se cavar um poço, há cidades com barragens e que não possuem água”, frisou.

Coronel Nixon Frota explicou aos gestores o funcionamento da operação

Uma equipe do Exército percorreu vários municípios nas regiões sul e sudeste do Piauí para credenciar os carros-pipa que serão responsáveis pela distribuição de água no período da seca. A operação se dá em parceria com a Defesa Civil.

Ao ODIA, Vitorino Tavares informou como está sendo realizada a parceria. “É uma divisão de responsabilidades, a parceria está firmada através do Ministério da Defesa e do Exército. Com isso estaremos respondendo a contento qualquer que seja o desastre que esteja ocorrendo, em especial a seca”, destacou.

O prefeito de Coronel José Dias, Maninho, falou da importância da operação. “Para nós que vivemos no semiárido é de grande importância. Os meses que compreendem o segundo semestre são os mais severos e a seca castiga os animais e toda a população. Estamos aqui para trocar informações e ver como podemos estar colaborando”, frisou.

A operação pretende atender cerca de 200 mil pessoas com o trabalho de cerca de 1.700 pipeiros. Atualmente 40 municípios publicaram decreto de emergência do Diário Oficial da União, o coronel Nixon alertou aos demais que procurem o DOU para estarem inclusos na operação 2017. O coronel frisou ainda que a seleção dos pipeiros que estarão na operação está sendo mais rigorosa este ano.

Fotos: Jailson Soares

Edição: Geysa Silva
Por: Geysa Silva
Mais sobre: