Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitos e Governo discutem regime de colaboração em evento na Associação Piauiense de Municípios

Na prática, o regime de colaboração será uma espécie de contrato entre as prefeituras e o executivo estadual

18/05/2023 às 13h56

25/09/2023 às 09h11

Prefeitos, Governador e secretários do executivo estadual se reuniram na manhã desta quinta (18) em uma audiência na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para discutir um regime de colaboração nas áreas da saúde, educação, segurança e saneamento básico. Durante o evento, que contou com a presença de mais de cem prefeitos, Rafael Fonteles anunciou o aumento do efetivo policial nas cidades e cobrou maior parceria com os gestores para avanço no programa de atendimento em unidades de saúde do interior.

Na prática, o regime de colaboração será uma espécie de contrato entre as prefeituras e o executivo estadual. Os gestores firmarão pontos de áreas essenciais que serão desenvolvidos através da parceria entre os poderes.

Evento com Prefeitos e o Governo do Piauí na sede da APPM - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Evento com Prefeitos e o Governo do Piauí na sede da APPM

Na abertura da audiência o Presidente da APPM, Toninho de Caridade, ressaltou a importância do momento e explicou que cada gestor irá decidir se adere ou não ao regime de colaboração. “É um momento importante para os municípios onde o Governador quer mostrar a metodologia de trabalho. A gente já conhece a operação e acredito que vai ser de suma importância para avançarmos juntos e quem vai ganhar será o povo do Piauí. A adesão vai ficar a critério de cada gestor, não podemos afirmar que todos vão aderir”, afirmou.

Presidente da APPM, Toninho de Caridade - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Presidente da APPM, Toninho de Caridade

Já Rafael Fonteles sinalizou os pontos essenciais que serão desenvolvidos. “A ideia com essa reunião é fazer pactuações em diversas áreas com os municípios, sobretudo na saúde, transporte escolar, esgotamento sanitário e na universalização das águas potáveis, além de tornar o nosso Estado cada vez mais digital para que todos tenham mais facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo Governo do Piauí”, disse Fonteles

Quanto a segurança nos municípios o Governador confirmou um incremento no policiamento das cidades. “Na área da segurança pública tanto o aumento do efetivo, vamos comunicar aqui aos prefeitos que todas as cidades do Piauí receberão novos policiais, robustecendo e aumentando o efetivo policial e a segurança pública e também queremos uma parceria com o instituto de identificação para que todos os piauienses ao longo do tempo sejam recadastrados neste novo formato digital, um modelo que vimos na Estônia que é o mais avançado, para que com essa carteira digital mais serviços públicos e privados estejam disponíveis para os cidadãos”, afirmou o Governador.

Rafael Fonteles durante entrevista na manhã de hoje - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Rafael Fonteles durante entrevista na manhã de hoje

Prefeitos cobram segurança e saúde

Ao longo do evento gestores de diversas regiões do Piauí falaram sobre as principais necessidades dos municípios. Os principais pontos foram saúde e segurança. Como revela o Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato. “O Governador está buscando um entendimento com todos os prefeitos e gestores dos municípios para uma parceria e um desenvolvimento das cidades, principalmente para o desenvolvimento e a manutenção da nossa saúde pública. Já na segurança Cocal tem aumentado muito os índices de violência por estarmos perto de divisas e do litoral, acreditamos que o fortalecimento da segurança irá dar uma resposta positiva a nossa comunidade”, finalizou

Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato

Universalização da água

Ainda sobre o diálogo com os Prefeitos, Rafael Fonteles apontou o acesso a água como um dos maiores desafios do Piauí. “Também queremos falar um pouquinho de água e saneamento, o novo marco do saneamento precisa ser cumprido, portanto esse diálogo com os estados e municípios é fundamental para a gente avançar no esgotamento sanitário das cidades piauienses e na universalização do acesso a água potável, isso é outro tema importante”, finalizou o gestor.

Mais sobre: