Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prazo para filiação de pré-candidatos termina neste sábado (04)

As solicitações do procurador tem como base anúncios do ministro Luiz Henrique Mandetta sobre o assunto

04/04/2020 11:32

Segundo o calendário eleitoral, pré-candidatos que pretendem disputar o pleito municipal de 2020 precisam oficializar suas filiações partidárias até este sábado (4). A data deve ser mantida, mesmo em meio à incerteza sobre um eventual adiamento das eleições, previstas para outubro deste ano.

Foto: Arquivo O Dia.

Neste sentido, a maior corrida para não perder o prazo é daqueles que desejam migrar para outra sigla, sobretudo vereadores de mandato. Em Teresina, cerca de 13 parlamentares, entre titulares e suplentes, já oficializaram junto a Justiça Eleitoral a mudança de agremiação.

Até a última sexta-feira (3), os vereadores Enzo Samuel (PCdoB) e Zé Filho (Avante) não haviam homologado a troca de partido. Enquanto este é apontado como novo quadro do PSDB, após ser vetado pelo PSL, àquele está entre Progressistas e PDT, mas também esteve na mira tucana e do Solidariedade (SD).

O limite para filiação também vale para quem não possui cargo eletivo, mas pretende concorrer nesta eleição. É o caso da advogada Rubenita Lessa, que deixou o PSL em 2019 e sem a criação do Aliança Pelo Brasil em tempo hábil, precisa definir uma nova legenda para disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Como a crise do novo coronavírus (Covid-19) suspendeu várias atividades em todo país, cogitou-se a chance da data-limite para filiações ser prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém a opção foi descartada pelo colegiado.

Além disso, há ainda a discussão sobre um possível adiamento do pleito municipal, para dezembro ou até mesmo para 2022, quando seria unificado às eleições gerais.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: