Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Portal O Dia' agora pode ser ouvido: ferramenta converte texto em áudio

A novidade auxilia os deficientes visuais e as pessoas que preferem ouvir ao invés de ler. Entenda como funciona a novidade.

10/05/2018 12:42

O 'Portal O Dia' agora conta com uma ferramenta para conversão de texto em áudio. Todo o conteúdo do site poderá ser ouvido, aumentando a acessibilidade e a usabilidade do portal. 

No Brasil, segundo dados do IBGE de 2010, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. A nova ferramenta visa a inclusão desses leitores, além de facilitar o acesso à informação para os analfabetos. 

Foto: Reprodução/Portal O Dia

Segundo a coordenadora do Portal O DIA, Nayara Felizardo, a ferramenta de áudio também é útil para quem está ocupado, mas quer acessar o conteúdo informativo. “É possível continuar suas atividades, dar o play na notícia e ouvir a informação”, diz.

Luiz Pedroza, responsável pela ferramenta, afirma que o objetivo é transformar isso em um movimento, onde todos os sites na internet possam ser lidos e ouvidos. “A acessibilidade só faz sentido quando todo o conteúdo da internet estiver acessível. O deficiente não pode ter acesso a somente um portal de notícias, ele tem que ter acesso a tudo", finaliza Luiz. 

Para aproveitar a novidade no Portal O DIA, basta acessar o site, escolher as notícias e clicar no local indicado, bem abaixo dos títulos.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: