Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por gratifcação, 90% dos policiais aposentados voltam à ativa

"A maioria desses policiais vai para a parte burocrática e administrativa do Estado, muitas vezes fazendo segurança de prédios públicos, secretarias", explica Fábio Abreu.

19/04/2017 08:36

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, informou que cerca de 90% dos policiais militares que estão se aposentando estão sendo convocados à ativa. Na edição de ontem (18) do Diário Oficial do Estado, são 10 policiais militares e três integrantes do corpo de bombeiros da reserva que são convocados a retornarem às atividades. Para acompanhar a situação, a Secretaria de Segurança criou o Núcleo dos Policiais Aposentados. 

Fábio Abreu diz que aposentados pedem o retorno à corporação  (Foto: Arquivo O Dia)
Ao O DIA, Fábio Abreu explica que na realidade, ao conseguirem a aposentadoria, os policiais voluntariamente requerem o retorno à corporação, o que lhes garantem uma gratificação. “É um programa que lançamos junto ao governador Wellington Dias. A maioria desses policiais vai para a parte burocrática e administrativa do Estado, muitas vezes fazendo segurança de prédios públicos, secretarias”, explica Fábio Abreu, acrescentando que o retorno desses militares contribui para que o Estado não tire policiais das ruas para essas demandas administrativas. 

A Segurança Pública é uma das áreas do Estado que mais possuem profissionais aptos a aposentadoria. Diariamente, dezenas de portaria garantindo aposentadoria a policiais militares e civis são publicadas no Diário Oficial do Estado. Em todo o Governo, são mais de 4,3 mil servidores públicos que já cumprem os critérios para aposentadoria, mas continuam trabalhando para receber o abono de permanência.
Por: João Magalhães
Mais sobre: