Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por dia, três condutores são flagrados dirigindo sob efeito de álcool

Das 67 pessoas flagradas nessas condições, 24 foram presas por cometer este crime

26/07/2021 09:53

Em 25 dias da Operação Férias Escolares 2021, realizada pela Polícia Rodoviária Federal nas rodovias do Piauí, 67 pessoas já foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool. Isso significa que a cada nove horas um condutor foi flagrado nessa situação. Desse total, 24 pessoas foram presas pelo cometimento desse tipo de crime.

(Foto: Divulgação/PRF)

Com relação à realização de Testes de Alcoolemia, a PRF-PI está intensificando a fiscalização com o aumento de realização de procedimentos, totalizando 338 testes. Esses índices refletem o aumento do fluxo de veículos nesse período, bem como a imprudência de parte dos condutores em insistir nessa prática criminosa.

O que diz a lei?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, será autuado em R$2.934,70, sete pontos na CNH e poderá ter seu direito de dirigir suspenso. 

Se for configurado o crime de trânsito, ele será preso e encaminhado à polícia judiciária local. Se o condutor for flagrado novamente em menos de 12 meses, será autuado no valor de R$5.869,40 além de todas as sanções administrativas.

De acordo com a Lei Nº 13.546/17, o condutor que estiver sob o efeito de álcool e causar acidente que resulte em lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, terá sua pena privativa de liberdade em reclusão de dois a cinco anos.

Fonte: Com informações da PRF
Mais sobre: